• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Educação

Cotel atrai alunos de todo o país

27/03/2015
Colégio Técnico em Química da USP é referência em qualidade de ensino na região. Inscrição para processo seletivo do online possibilita a participação de candidatos de SP, Rio de Janeiro, Minas Gerais e até do Tocantins e do Pará

Para o ano de 2015, as inscrições para o processo seletivo do Cotel – Colégio Técnico de Lorena Prof. Nelson Pesciotta – foram realizadas online. O sistema de inscrição foi desenvolvido pelo Centro de Informática da EEL, em especial pelo funcionário Gustavo Medeiros.
 
Com essa facilidade, muitas inscrições foram feitas de várias localidades do país, após as 18h e também aos finais de semana. Essa novidade foi muito bem aceita pelos candidatos, mostrando seus reflexos no número de inscritos.  O Cotel oferece um total de 40 vagas anuais para o Curso Técnico em Química, concomitante com o Ensino Médio. Em 2015, o número de candidatos registrado chegou a 441 inscritos.
 
Outra peculiaridade oriunda das inscrições online foram as origens das inscrições. Muitas partiram de cidades do interior de Minas Gerais, como Andradas, Itajubá, Passa Quatro; do estado do Rio de Janeiro, das cidades de Volta Redonda e Resende; e do estado de São Paulo, além das cidades vizinhas, outras como Guarulhos, Santo André, Jacareí, São José dos Campos, Taubaté, Tremembé, Queluz, Lavrinhas, etc.
 
Duas inscrições merecem destaque: uma de Canaã dos Carajás, no Pará, e a outra de Gurupi, no Tocantins.   A candidata de Canaã dos Carajás foi aprovada no processo seletivo e já está estudando no Cotel. Ela é filha de um casal de ex-alunos da Faenquil, hoje EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo).
 
Essa procura pelo Cotel fora das “fronteiras” valeparaibanas mostra que a qualidade de ensino que o Cotel pratica tem grande repercussão, agora, por todo o país.
 
Grande número de aprovações no Vestibular 2015
A qualidade de ensino do Cotel pode ser constatada pelo número de aprovados no Vestibular. Este ano, os egressos do Cotel tiveram um aproveitamento excelente na maioria dos processos seletivos para as universidades públicas e privadas, tendo sido anotado um total de 33 aprovações.
Um dos destaques foi o aluno Gabriel Figueira, aprovado na Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e na Fuvest (nesta última, obteve 87 acertos – considerados os bônus – em 90 possíveis para a USP – Escola Politécnica, na carreira Engenharia de Computação). O desempenho deste aluno recebeu menção dos organizadores da Fuvest, segundo os professores Marco Barcza e Luís Figueiredo, da EEL. Gabriel optou por cursar Engenharia Química na EEL-USP.
O Cotel é um colégio de Ensino Médio e Técnico Profissionalizante em Química mantido pela EEL-USP.

MAIS LIDAS