• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Geral

Lorena em estado de atenção: chuva forte castiga moradores de vários bairros

15/01/2016

Em apenas dois dias, volume de água já ultrapassou o esperado para o mês de janeiro inteiro. Previsão é de mais chuva nos próximos dias

Como já é rotineiro, há décadas, começa a chuva forte e vários pontos de alagamento são registrados, por toda a cidade. Mesmo que por minutos ou horas, casas invadidas pela água acarretam prejuízos para os moradores, que perdem móveis e outros bens, além dos danos estruturais nas construções.

Em Lorena, o acumulado de chuva desta quinta-feira, 14 de janeiro, somado aos índices registrados até as 10h desta sexta-feira (dia 15) é de 275,6 mm. O número já superou a média prevista para o mês de janeiro inteiro, que era de 261,5 mm. O acumulado de todo o mês já chegou a 289,8 mm. Por isso, Lorena está oficialmente em estado de atenção. E a previsão é de mais chuva para os próximos dias.

Segundo a Prefeitura, por ser plana, a cidade possui um único ponto com risco de deslizamento apontado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Esse local fica no bairro Olaria, na rua Nicolas Makai.

Casa comprometida no Olaria

Casa comprometida no Olaria

 

3_Casa comprometida

Casas comprometidas no bairro Olaria

 

De acordo com a coordenação da Defesa Civil e a equipe de Engenharia da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, há o risco do solo ceder. Na madrugada e manhã desta sexta-feira, verificou-se que há casas que apresentam rachaduras e foi iniciado o processo de retirada de cerca de oito famílias. Durante todo o dia, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e a Engenharia verificavam as necessidades das famílias e também finalizavam o relatório exato da situação.

Defesa Civil em ação

Defesa Civil em ação

 

Defesa Civil em ação

Defesa Civil em ação

 

Além desta área, foram registrados na última noite 15 pontos de alagamentos na cidade. Não houve vítimas ou chamados por quedas de árvores. Mas casas em diversos bairros da cidade foram alagadas e moradores tiveram prejuízos materiais.

A Vila Nunes, por exemplo, teve várias ruas alagadas. Segundo a Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, o alagamento deve-se às antigas tubulações, que não são suficientes para realizar o escoamento de todo o volume de água.

As águas das ruas próximas à avenida Targino Vilela Nunes foram direcionadas à rua Frederica Sacilloti, onde em maio do ano passado foram instaladas novas tubulações. A Prefeitura informou que a equipe já faz um estudo sobre novas tubulações e galerias que precisarão ser instaladas para resolver o problema em todo o bairro.

Outro bairro atingido foi o Vila Rica (em frente à Cecap), que sofre com problemas na saída (drenagem) de águas na passagem da linha férrea da MRS Logística. Em relação a este bairro, após notificações, e-mails e ofícios, a Prefeitura afirma que está acionando judicialmente a empresa, para que aumente a passagem, já que a responsabilidade desse ponto é responsabilidade da empresa.

A administração municipal informou também que a Defesa Civil e a equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social estão visitando as casas das regiões que sofreram com os alagamentos, verificando as necessidades dos moradores.

No bairro Cidade Industrial, já foram 100% concluídas as obras do primeiro lote do Programa de Captação de Águas Pluviais (PCAP), que contempla as ruas Pará, Wenceslau Braz, Maranhão e parte da Avenida Thomaz Alves Figueiredo. Porém, outras ruas continuam sofrendo com os alagamentos constantes. Exemplos são a Silvio Costa, Bispo Cesar, Ceará, entre outras. Há registros de moradores de todas essas ruas e de outras, dos alagamentos desta semana, assim como na Vila Cida, que também foi beneficiada pelas obras.

No segundo lote de obras do PCAP, que abrange o bairro Cecap, a Prefeitura informou que já foi concluído 85% do planejado em cronograma. Após a finalização dos dois lotes, faltará apenas o acabamento da pavimentação por onde passou a tubulação, e então o fechamento dos postos de visita.

Outros bairros que tiveram ruas alagadas: Olaria, Novo Horizonte, Vila Cida, Parque das Rodovias e o Centro da cidade, que sempre sofre quando ocorrem chuvas fortes.

Ponte sobre o ribeirão Taboão no bairro Olaria

Ponte sobre o ribeirão Taboão no bairro Olaria

 

Ponte sobre o ribeirão Taboão no bairro Olaria

Ponte sobre o ribeirão Taboão no bairro Olaria

 

Ponte sobre o ribeirão Taboão no bairro Olaria

Ponte sobre o ribeirão Taboão no bairro Olaria

 

Ribeirão Taboão no trecho ao lado do Fórum, na tarde desta sexta-feira

Ribeirão Taboão no trecho ao lado do Fórum

 

MAIS LIDAS