• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Enactus da EEL-USP desenvolve trabalho voluntário em comunidade para recuperação de dependentes químicos em Lorena

23/02/2016

“Cada um de nós tem o desejo de fazer um trabalho significativo. Cada um de nós tem dentro de si um espírito empreendedor. Nós somos uma comunidade de estudantes, professores e líderes de negócios comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para transformar vidas e criar um mundo melhor e mais sustentável”. Com essas palavras, apresenta-se a Enactus da EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo), em seu site: https://enactuseel.wordpress.com/.

A Enactus EEL-USP

Sem título-1 cópia

Time em agosto de 2015

Sem título-2 cópia

Time em novembro de 2015

 

A Enactus EEL-USP foi concretizada em 2015 na Escola de Engenharia de Lorena. Começou com 4 idealizadores e co-fundadores, alunos da EEL. Após o primeiro processo seletivo, passou a ter 19 membros. No final do ano, já contava com 33 membros, 3 professores conselheiros e 2 conselheiros de negócios.

O primeiro projeto da Enactus EEL é o Fênix, um projeto de impacto social, econômico e ambiental que tem o objetivo de produzir hortaliças e verduras orgânicas na Comunidade Terapêutica Efraim, um centro de recuperação de dependentes químicos de Lorena, e comercializá-las. O projeto tem como missão empoderar esta comunidade através do plantio, controle, colheita e agregação de valor dos produtos orgânicos da horta. O objetivo é desenvolver as pessoas da comunidade através de treinamentos de capacitação e disseminar a cultura de alimentação saudável na região.

O nome Fênix teve como inspiração na ave lendária que renasce das cinzas. “Esperamos que os internos do Centro Terapêutico, através de nosso projeto, também renasçam para uma nova vida sem drogas e com grandes oportunidades”, declara o grupo.

Em abril de 2015, o Enactus EEL realizou visitas a diversos bairros de Lorena e também à Comunidade Terapêutica Efraim. “Após análise, vimos potencial nesta comunidade, pois são pessoas com diversas necessidades, muita força de vontade e tempo livre; e eles só precisavam de um incentivo inicial para realizarem grandes projetos”, consideram os voluntários do projeto.

Primeira visita, em 12/6/2015

Primeira visita, em 12/6/2015

A Comunidade é uma casa de recuperação autônoma para dependentes químicos. Quando os voluntários da EEL a visitaram pela primeira vez, eram 17 internos, mas esse número varia.

“É coordenada por uma senhora e seu marido, Dona Cida e o Pastor Aladim. Eles sustentam a comunidade através de uma renda fixa de R$ 1.500, que é utilizada apenas para pagar o aluguel; e de doações pontuais de mercados, igrejas e órgãos públicos. A duração do tratamento dos internos é de 6 a 9 meses, e não é permitido sair da Comunidade durante este período. Neste tempo, eles se ocupam fazendo todo o trabalho para manter a comunidade, como limpeza, cuidados com a horta e o chiqueiro. Porém, além destes serviços, os internos não realizam nenhuma outra atividade, passando boa parte do dia ociosos”, contam os voluntários da Enactus.

A Comunidade já possuía uma horta de 200m2, que era mantida principalmente por um interno especializado na área. Portanto, a ideia da Enactus foi focar no aprimoramento das técnicas utilizadas para aumentar a produção. Os vegetais e hortaliças produzidos são consumidos pela própria Comunidade e o excedente vendido.

A partir daí, internos e Enactus EEL passaram a desenvolver essa horta. “Fizemos um dia de campo com dois agrônomos que nos auxiliam como conselheiros. E concomitante à horta, fazemos trabalho de desenvolvimento dos internos, com dinâmicas e conversas. Estamos buscando parcerias com psicólogos e outros profissionais para capacitação dos internos e, assim, melhorarmos cada vez mais o tratamento deles”, contam.

Dia de campo

Dia de campo

Início da horta, em julho de 2015

Início da horta, em julho de 2015

 

Ampliação da área plantada – outubro de 2015

Ampliação da área plantada – outubro de 2015

 

Internos trabalhando na horta em outubro

Internos trabalhando na horta em outubro

 

Horta em novembro

Horta em novembro

Horta em novembro

 

Dinâmica

Dinâmica

 

Dinâmica motivacional

Dinâmica motivacional

 

Decoração de Natal feita artesanalmente pelos membros do Time Enactus e internos

Decoração de Natal feita artesanalmente pelos membros do Time Enactus e internos

 

Projetos para 2016

As atividades de 2016 da Enactus EEL já começaram.

Sem título-14 cópia

Logo na primeira semana de aulas na EEL, na apresentação das entidades, os voluntários explicaram para os bixos e bixetes o que é a Enactus EEL-USP e o que este time faz para impactar o maior número de vidas. “Foi uma breve palestra, simples, mas com motivação total, pois acreditamos que aqueles que nos assistiam poderão ser um dia os futuros Enactors! Ainda não nos conhece? Quem somos nós? We Are Enactus!”

Mas o que é a Enactus?

É uma organização internacional que mobiliza estudantes, acadêmicos e líderes de negócios que estão comprometidos a usar o poder da ação empreendedora para promover o progresso no mundo. Guiados por professores conselheiros e especialistas em negócios, os estudantes participantes formam times em seus campi para criar e implementar projetos comunitários que empoderam as pessoas, dando-lhes uma melhor qualidade de vida e subsistência.

Essa experiência não somente transforma vidas, mas também ajuda os estudantes a desenvolverem o tipo de talento e perspectiva necessários para tornarem-se líderes eficazes e direcionados ao valor. Atualmente, a Enactus está presente em 37 países, sendo representada por mais de 1.600 times e com cerca de 8.700 projetos em execução.

Todos os projetos Enactus precisam, necessariamente, aplicar a ação empreendedora ao empoderar pessoas para melhorar, sustentavelmente, sua subsistência de forma econômica, social e ambiental. Estes são os 3 pilares dos projetos Enactus:

Sem título-15 cópia
Uma série anual de competições regionais e nacionais fornece um fórum para que os times possam apresentar os resultados dos seus projetos, e para que sejam avaliados por líderes de negócios, que atuam como juízes. Os campeões nacionais de cada país avançam para a prestigiada World Cup Enactus. Além do aspecto comunitário do programa, a iniciativa de liderança e carreira cria oportunidades significativas para aprendizado e trocas entre gerações, além de expor estudantes e ex-alunos às empresas que procuram um novo talento.

Para conhecer mais e acompanhar o trabalho dos alunos de Lorena, anote aí:
Site : https://enactuseel.wordpress.com/
Página do time: www.facebook.com/enactuseel
Página do projeto: www.facebook.com/projetofenix.efraim

MAIS LIDAS