• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

Que 7 de setembro mais parado!

16/09/2016

9 horas da manhã de 7 de setembro. Sentada no meu quarto, não no centro, mas também não nos fundos da cidade, não ouço batidas de tambor, hino nacional, gritos, fogos, alegria! Não ouço nada! Apenas um silêncio geral que me faz voltar às comemorações da Independência no passado.

As escolas organizavam festas onde as crianças e adolescentes cantavam, declamavam poesias, representavam. E o Brasil era exaltado com a sua linda e alegre bandeira hasteada em todos os lugares. Éramos (e somos) admiradores do nosso país tão privilegiado por Deus na sua natureza e, naturalmente (e principalmente), pelo seu povo cristão (tirando, lógico, os corruptos…).

Mas, quem sabe, estão acontecendo ou ainda acontecerão comemorações mais tarde pela cidade. Assim espero. E enquanto esperamos, quero lembrar aqui um ser humano que honra e enobrece a humanidade por ser seguidora de Jesus, que é Madre Teresa de Calcutá, agora Santa Teresa. Falecida há dezenove anos, Madre Teresa foi agora canonizada pelo Papa Francisco, numa bela e completa celebração na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 4 de setembro, um dia antes do aniversário de 19 anos de seu falecimento. Mais de 100 mil pessoas lotaram a Praça de São Pedro. Pessoas vindas de muitos lugares, principalmente da Índia e da África, onde ela labutou com sua congregação fundada por ela: Missionárias da Caridade, que atuam em diversos países em pequenas comunidades. No Brasil, atuam 70 religiosas.

Madre Teresa, agora Santa Teresa, e suas religiosas atuam também nas ruas, recolhendo e cuidando dos pobres e doentes, principalmente nas ruas de Calcutá. Pelo seu trabalho, Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979.

Parece incrível, mas li nos jornais que Santa Teresa é criticada pelo seu trabalho, no qual colocam defeitos, principalmente em Calcutá. Entre os milagres atribuídos à sua intercessão, está o de um brasileiro que se curou milagrosamente de um câncer, após ele e a família pedirem a intercessão de Madre Teresa.

Que Santa Teresa de Calcutá interceda por nós e nos faça seguir seu exemplo de cristã verdadeira. Amém!

P.S.: Minha filha chegou e disse que assistiu a um bonito desfile na Av. Targino Nunes, enfeitado por cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras com seus belos uniformes. Ainda bem!

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS