• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

VII Coletânea da Academia de Letras de Lorena

01/10/2016

Quem ainda não viu (e não leu) a VII Coletânea da Academia de Letras de Lorena? Foi lançada na reunião de agosto, quando comemoramos o 7º aniversário da fundação da Academia, agosto de 2009.

Na bonita capa do livro, a foto da antiga casa onde morou Euclides da Cunha de 1902 a 1903, quando engenheiro de obras de São Paulo. Ao lado (quase encostando na casa…), passava (e passa) a linha do trem. Na frente, não naquele tempo, mas agora e há bastante tempo, a Agência dos Correios. Bem perto (como hoje e como ontem), o Colégio São Joaquim, onde os filhos do escritor estudavam e onde, segundo o historiador, o saudoso prof. Zito, Euclides da Cunha e o dr. Gama Rodrigues conversavam sentados às margens do Taboão, que passava (e passa) nos fundos do Colégio, esperando os filhos que ali estudavam.

Sim, Lorena se orgulha e muito de ter acolhido, mesmo por pouco tempo, um dos maiores escritores brasileiros, autor de um livro de valor histórico, sociológico e literário, como é “Os Sertões”, fora outras obras literárias. E a nossa coletânea lembra e muito bem o escritor, nas ótimas linhas do acadêmico prof. Sodero.

E a coletânea traz artigos e poesias de todos os seus membros, que trazem (trazemos) a literatura sobre diversos assuntos do momento ou históricos.

Quem conhecer a coletânea e ler os trabalhos nela publicados vai se enriquecer de mais e ótimos conhecimentos sobre muitos assuntos da atualidade como também históricos. Aproveitem!

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS