• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / O saber acontece

Ocultações

04/03/2017

A lua passou à frente do sol no domingo de carnaval e pudemos ver a imagem de uma mordida em nossa estrela, desde que usando os devidos aparatos para proteger os olhos. Eclipses são fenômenos astronômicos dos mais comuns, mas é sempre instigante admirá-los. Um jornal de Campinas, cidade que possui um importante observatório astronômico, arriscou dizer que a sombra de nosso satélite se projetou no sol, um evidente equívoco. No eclipse lunar sim, é a sombra da Terra que se lança sobre a lua. Sempre é um alinhamento de três corpos, no qual o sol estará em uma das pontas e a Terra (eclipse solar) ou a lua (eclipse lunar) estará na outra.

Não chegou a ficar escuro, mas houve tempos em que tais fenômenos eram associados a deuses, maus presságios e outras crenças inventadas para suportarmos nossa efêmera condição humana. Ocultávamos a verdade por desconhecê-la, mais do que apropriação do conhecimento como forma de poder. Bem, pelo menos por um tempo, pois o conhecimento – ou a falta dele – se transformou em excelente meio de dominação e subjugação de povos e pessoas.

As pesquisas mostram que as pessoas acreditam mais no que está solto na internet do que nos documentos e compêndios sobre diferentes assuntos. Textos com mais de três linhas pouco são lidos e a sociedade atual se diz da informação. Agora o dono do Facebook revela um plano bem arquitetado para transformar sua ferramenta em fonte exclusiva da informação e determinante do comportamento das pessoas, ignorando individualidades, acaso e opiniões divergentes para a construção de sociedades democráticas. Aquilo que se via e se lia apenas em obras de ficção científica parece estar tomando forma. Era mais divertido.

COLUNISTAS / Adilson Gonçalves

Pesquisador científico, formado em Química pela Unicamp. Foi professor na EEL-USP, em Lorena, por 20 anos, e atua na pesquisa de biocombustíveis e conversão de biomassa vegetal. Presidiu o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Lorena por dois mandatos e é membro fundador da Academia de Letras de Lorena, tendo sido seu presidente por quatro anos.


priadi@uol.com.br

MAIS LIDAS