• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Infarto: e se a vítima for você?

31/08/2017

O ataque cardíaco, mais conhecido como infarto, tem como principais causas o colesterol alto, a hipertensão e o tabagismo. Fatores conhecidos por parte da população e que, juntos, são responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil.

Muito se fala sobre sintomas, precauções e formas de intervir quando nos deparamos com alguém nessas condições, geralmente em lugares públicos e com grande movimentação de pessoas. Mas o que fazer quando se está sozinho e, pior, quando você é a vítima do infarto?!

Todos nós estamos sujeitos a infartar e, por isso, nessas horas é bom saber o que fazer. De acordo com o dr. Rogério Krakauer, cardiologista e presidente da regional ABCDM da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), em geral o infarto se apresenta como dor ou opressão no tórax, mas existem outros sintomas que também requerem atenção. Dores que oscilam de intensidade e que podem irradiar para o braço esquerdo, queixo, pescoço e costas e que, muitas vezes, são associadas a náuseas, palidez cutânea e suor frio, gastrite e moleza, são algumas delas.

Paradas cardiorrespiratórias podem ocorrer sem o infarto e nesses casos, as pessoas podem sentir forte palpitação ou apenas tontura forte, perda de sentidos ou desmaio.

“Se uma pessoa estiver sozinha e sentir alguns desses sintomas, é importante tomar uma aspirina para uso adulto, geralmente de 500 mg, ou então três aspirinas infantis, nesse caso de 300 mg cada e, após isso, chamar alguém próximo e procurar rapidamente o serviço médico”, orienta Krakauer.

Para o especialista, é impossível sentir que o coração está parando. O que sentimos, na verdade, é tontura, palidez, suor frio, náuseas, sensação de desmaio e fala desconexa, sintomas que evidenciam um infarto e que requerem cuidado. Aconselha-se, nesses casos, a inspirar e forçar uma tosse profunda e de maneira prolongada várias vezes, para estimular o sistema nervoso enquanto não chega ao hospital.

COLUNISTAS / Empório Macadâmia

Variedade em alimentação saudável, tudo sempre fresquinho e com preços que cabem no seu bolso. É o que você encontra no Empório Macadâmia, pioneiro em Lorena e Guaratinguetá, oferecendo produtos orgânicos, naturais e funcionais.

O Empório Macadâmia é o local ideal para quem se preocupa, cada vez mais, em adquirir hábitos de vida saudáveis, com atendimento diferenciado e todas as novidades do mercado. Venha nos conhecer!

 

Em Lorena: avenida Godoy Neto, 342 – bairro Olaria; (12) 3157 2814.

 

Em Guaratinguetá: avenida dr. Carlos Rebello Júnior, 127 – Vila Paraíba; (12) 3125 4683.

 


emporiomacadamia@gmail.com

MAIS LIDAS