• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Cultura Geral

“O Analfabetismo no Cinema” é o tema dos filmes de agosto do Cine Clube

17/08/2018

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”. Com essa frase de Mario Quintana, o Cine Clube de Lorena convida a comunidade a prestigiar os filmes do mês de agosto, que aborda a questão do analfabetismo no cinema.

As sessões acontecem toda sexta-feira, às 19h, no Auditório Clarice Lispector (UniFatea), com entrada franca. As discussões após os filmes são sempre interessantes e produtivas.

No dia 10, foi exibido o filme “Central do Brasil”. Nesta sexta-feira, excepcionalmente, não haverá exibição.

Próximos filmes

No dia 24, será a vez de “A hora da estrela”, comédia dramática brasileira de 1986, dirigido por Suzana Amaral. O filme conta a história de Macabéa (Marcélia Cartaxo), uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

E no dia 31, “O Leitor” fecha a programação (drama de 2009, produzido nos EUA e Alemanha). Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial, o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

MAIS LIDAS