• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Instituto Cacau completa 4 anos com festa e homenagem

31/10/2018

Piquenique com as famílias e homenagem na Câmara de Lorena marcaram as comemorações dos 4 anos de fundação do Instituto Cacau Cacau (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo).

A festa de aniversário deste ano foi realizada no domingo, 21 de outubro, na Amovige, com piquenique, diversão e a presença das famílias que integram o Instituto Cacau.

Na Câmara Municipal, a homenagem aconteceu nesta segunda-feira, 30 de outubro, por meio de Moção de Aplausos apresentada pelo vereador Fábio Matos. “São 4 anos de atividades prestadas à comunidade de Lorena e região. Momento importante de ser lembrado porque o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento precoces são fundamentais para garantir mais qualidade de vida às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), além de oferecerem a possibilidade do desenvolvimento pleno de suas habilidades e capacidades. Porém, mesmo num país com 2 milhões de brasileiros autistas, o diagnóstico correto e o acesso à terapia com equipe multidisciplinar ainda estão muito distantes do considerado ideal e humano”, explica o vereador.

E foi com o objetivo de transformar essa realidade em Lorena que foi fundado, em outubro de 2014, o Instituto Cacau. Ser apoio no diagnóstico e atendimento multidisciplinar, conscientizar a sociedade e oferecer amparo às famílias (cuidar de quem cuida também é muito importante!) são as frentes de trabalho dessa entidade sem fins lucrativos, tendo como fundadores os voluntários que hoje formam sua Diretoria: Grazielly Santos (presidente), Joyce Andrade (vice-presidente), Neilson Eduardo (secretário) e Cristina Moreira (tesoureira).

A entidade está apenas engatinhando diante de tudo que almeja proporcionar à comunidade lorenense. Hoje, o Instituto Cacau conta com uma equipe de profissionais voluntários e também com grandes parceiros no atendimento efetivo às crianças e adultos autistas. Nos encontros de pais mensais, muita informação é levada e discutida com profissionais de diversas áreas. Também já são tradicionais as caminhadas de conscientização, as festas de aniversário e de encerramento do ano do Instituto.

“A luta do Instituto Cacau é para tornar Lorena referência no atendimento aos autistas e suas famílias. Objetivo que vem sendo perseguido todos os dias, contando agora com o indispensável apoio da Prefeitura, por meio das leis que criaram o Programa Municipal de Atendimento aos Autistas e oficializando a Semana de Conscientização do Autismo, de minha autoria”, diz o vereador Fábio Matos. E finaliza: “Os planos são maiores e estamos batalhando por eles. O próximo passo é conquistar o título de entidade de Utilidade Pública e, posteriormente, o tão sonhado espaço para instalação de sua sede, onde serão oferecidos atendimentos especializados, capacitação para profissionais, conscientização da sociedade, amparo às famílias e a efetiva inclusão da pessoa com autismo na sociedade”.

MAIS LIDAS