• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
A doctor is looking at thermometer for measuring body temperature of his patient. Photo is focused at thermometer.
EDITORIAS / Saúde

Risco de epidemia: Lorena já tem 52 casos de dengue confirmados

09/04/2019

Números alarmantes! A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira, 9 de abril, atualizações sobre a dengue na cidade: das 168 notificações registradas desde janeiro, 52 casos foram confirmados e 32 aguardam resultado de exame laboratorial. A notícia é preocupante, levando-se em conta que no 7 de março, a cidade tinha 18 casos suspeitos, sendo apenas 3 confirmados. Ou seja, em menos de um mês, o número de casos saltou de 3 para 52. Mais preocupante ainda porque para cada caso de dengue confirmado, estima-se outros 4 não notificados.

De acordo com a última Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada em Lorena, o indicador foi de 6,9% (ou seja, 7 a cada 100 casas da cidade têm criadouros). O número também confirma o estado de risco de epidemia (o máximo determinado pelo Ministério da Saúde deve ser inferior a 1%). O estado de epidemia será decretado caso a cidade registre 300 casos confirmados, o que não está longe de acontecer, levando-se em consideração a progressão da doença em menos de um mês.

Em nota, a administração municipal afirma: “Na busca pelo controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também da zika, febre amarela e chikungunya, a Prefeitura tem realizado um trabalho ininterrupto de conscientização casa a casa, já que os criadouros domésticos ainda são a maior barreira na luta contra essas doenças. Além disso, as regiões com maior número de registros estão recebendo, também de forma intensificada, a operação Cata-Treco, com foco na identificação de criadouros nas residências e orientação quanto ao descarte, em uma integração das secretarias de Saúde e Serviços Municipais”.

São Roque e Cecap são os bairros que já receberam a operação. No dia 12 de abril, será a vez da Vila dos Comerciários I receber a visita dos agentes de saúde da Prefeitura, das 8h às 12h e das 14h às 16h. “Nestas regiões, os materiais encontrados que são passíveis de remoção serão imediatamente retirados pelo morador, depositados em sacos de lixo e o caminhão da Secretaria de Serviços Urbanos recolherá no mesmo dia, para descarte final. É importante reiterar que resíduos como entulhos de construção, eletrodomésticos e podas de árvores não deverão ser retirados para esta finalidade, pois a ação é específica para remoção de criadouros domésticos, como potes, baldes, pratinho pingadeira, tampas, garrafas, recicláveis, ou seja, recipientes que possam acumular água”, esclarece a Prefeitura.

Os principais focos de criadouros do mosquito transmissor da doença são recipientes de água e alimentos para animais, ralos externos, pratos de plantas e embalagens descartáveis, no interior dos imóveis.

Os principais sintomas da dengue são: dores musculares, febre, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, possível “gosto amargo” na boca e prostração. Diante dos sintomas, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou o Pronto Socorro, para avaliação médica e tratamento.

E não se esqueça: combater a dengue é responsabilidade de todos nós! Dengue mata!

MAIS LIDAS