• olooo

  • Superior Secundário MEG

FOTOS
VÍDEOS

5ª Caminhada de Conscientização reúne cerca de mil pessoas no Centro de Lorena

12/04/2019

Um mar azul. Assim estava o Centro de Lorena na manhã do último sábado, 6 de abril, durante a 5ª Caminhada de Conscientização do Autismo de Lorena. “Objetivo atingido, porque colocar a causa em evidência é o primeiro passo para conquistarmos respeito, compreensão e inclusão”, diz a idealizadora e vice-presidente do Instituto Cacau, Joyce Andrade.

Foi o Instituto Cacau (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo) quem realizou a Caminhada, que este ano, pela primeira vez, foi incluída no calendário oficial de eventos do município. Inclusive, foi um sábado letivo, com participação de toda a Rede Municipal de Ensino. Segundo a Secretaria da Educação de Lorena, mais de 500 profissionais da Rede estiveram presentes, além de centenas de alunos das Escolas Municipais. Também participaram diversas escolas particulares da cidade, além das famílias cadastradas no Instituto Cacau, amigos e defensores da causa.

A concentração aconteceu a partir das 9h, na Praça da Estação. Às 10h, a multidão caminhou pela rua Principal, em direção à Praça Arnolfo Azevedo, onde havia muita diversão, pipoca e algodão doce para todos os presentes.

“Esse movimento de conscientização já acontece há cinco anos na nossa cidade e vem crescendo a cada ano, graças às parcerias incríveis que a gente vem fazendo ao longo da nossa luta e ao cumprimento das leis em vigor para a conscientização e atendimento dos autistas: Lei Municipal nº 3757/2017 – que instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo – e Lei Municipal nº 3751/2017, que implantou o Programa Municipal de Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, explica Cristina Moreira, da diretoria do Instituto Cacau. “A Caminhada é um ato de comemoração ao Dia Mundial do Autismo e tem o objetivo de atrair atenção para que a sociedade inclua, respeite e aprenda um pouco mais sobre TEA”, completa Neilson Eduardo, outro diretor do Cacau.

O Instituto Cacau agradece a todos os envolvidos:

Apae Lorena
Berçário Educação Infantil Mundo Feliz
English Classes
Escola Stilu Balãozinho
Instituto Mundo Azul
Portal de Notícias O Lorenense
Prefeitura de Lorena
Secretaria da Educação de Lorena
Secretaria de Esportes e Lazer de Lorena
Secretaria da Saúde de Lorena
Turma da Alegria

E aos patrocinadores, que tornaram possível a realização da Caminhada:

4R empreendimentos

AC&R

Coimbra Materiais para Construção

Elo e Taubaté Contabilidade

Instituto MATOSTT

Life Neural

Lions Clube de Lorena

Maria Fernanda psicóloga

Neuro Doctor

Ortocentro

Rafaela Cardoso

Raquel Carvalho Coiffeur

Rotary Clube de Lorena

Thais Andre Bolos e Doces

Yázigi

Agradecimentos a todos os amigos que contribuíram de alguma forma (com doações em dinheiro ou em produtos para a festa). “Acendemos a chama da conscientização e isso não tem preço! Obrigada”, finaliza Joyce.

 

MAIS LIDAS