• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Cunha realiza sua 19ª Festa do Pinhão

12/04/2019

A Estância Climática de Cunha realiza seu evento mais tradicional: a Festa do Pinhão, que está na 19ª edição. Para celebrar a colheita desse produto típico da região, a cidade preparou uma extensa programação cultural, que reúne boa música e gastronomia, de 26 de abril a 12 de maio, sempre nos finais de semana.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da cidade montou um palco na Praça da Matriz, onde o público poderá assistir às apresentações de diferentes estilos musicais. Os destaques este ano são a abertura artística do evento com a Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos refugiados de diferentes países; e as apresentações dos artistas cunhenses Os Filhos do Sertão – Pacheco e Chiquinho, Pedro e Jefferson, Congada Moçambique de São Benedito de Cunha, João Galvão, Marquinhos e Zé Lino e Violeiros de Cunha.

No sábado, dia 27, é realizada a abertura oficial da Festa no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha. Além da 11ª Exposição do Pinheiro Brasileiro, a programação inclui a premiação e exposição do Concurso de Redação, Frase e Desenho (dirigido para os estudantes das escolas de Cunha), atividades para crianças e degustação de pratos elaborados com pinhão.

Este ano, também integra a programação da festa a 1ª Etapa do Move Trail Run – 2019, prova de corrida e caminhada com percursos de 6, 12 e 18 quilômetros pelas trilhas e belas paisagens de Cunha. O evento ocorre em 5 de maio, domingo, e a largada será às 8 horas, na Praça da Matriz. Para a ocasião, são esperados cerca de 400 atletas, entre profissionais e amadores.

Em 2018, Cunha recebeu as duas etapas da Move Trail Run, em abril e em outubro. A intenção da Prefeitura é atrair cada vez mais esse tipo de modalidade esportiva para a cidade. Mais informações sobre a corrida no site: https://www.minhasinscricoes.com.br/Evento/MoveTrailRun1etapaCunha2019.

Roteiro gastronômico 

O evento ganha um sabor especial na Praça de Alimentação, que fica na Praça da Matriz de Cunha, próxima ao palco. Lá, são oferecidos diferentes pratos doces e salgados, que levam pinhão em sua composição. Entre as inúmeras opções, estão caldinhos, canjiquinha, farofas, bolos, pães e acompanhamentos para trutas, cordeiros e outras carnes.

Pratos diferenciados com o produto também estarão nos restaurantes da cidade. A cada ano, os chefs criam novas receitas e reinventam seus cardápios para oferecer ao público.

Programação 19ª Festa do Pinhão de Cunha – Praça da Matriz

26 de abril (sexta-feira)

21h – Abertura artística: Orquestra Mundana Refugi – Turnê Caravana Refugi (Proac)

27 de abril (sábado)

10h – Abertura oficial: Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha

16h – Os Filhos do Sertão – Pacheco e Chiquinho (artistas cunhenses)

22h – Arnaldo Freitas e Rafael Schimidt- Viola e Violão (MPB, clássicos, choro e raiz)

 

28 de abril (domingo)

15h – Projeto Céu do Meu Sonho (Proac)
20h30 – Orquestra Canta Violeiro (formada por oficina com Tarcísio Manuvéie Violeiros de Cunha)

22h – Tarcísio Manuvéi – Participação de José Mauro

 

3 de maio (sexta-feira)

21h30 – Pedro e Jefferson (artistas cunhenses)

4 de maio (sábado)

15h – Congada Moçambique de São Benedito de Cunha (artistas cunhenses)

17h – Coral Bem te Canto

22h – Adriana Farias e Banda

 

5 de maio (domingo)

8h – Largada da 1ª Etapa do Move Trail Run – 2019

15h – João Galvão (artista cunhense)

21h30 – Marcelo Viola e Ricardo

 

10 de maio (sexta-feira)

21h30 – Edilson Santos e Banda (vozes, viola, violão, violino, violoncelo, sanfona, contrabaixo, bateria e percussão)

 

11 de maio (sábado)

16h – Marquinhos e Zé Lino (artistas cunhenses)

22h – Mariangela Zan e Banda

 

12 de maio (domingo)

15h – Violeiros de Cunha (artistas cunhenses)

21h30 – André Moraes e Banda

MAIS LIDAS