• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

1º Seminário de Autismo de Lorena acontece sábado, dia 27, no Unisal

22/04/2019

Autismo tem cura? O diagnóstico precoce é fundamental, mas e quando ele vem só na adolescência e até mesmo na vida adulta? Que tipo de terapias têm resultados comprovados cientificamente? Autistas e sexualidade, aprendizagem, inserção no mercado de trabalho, direitos e a luta das famílias. Todos esses serão temas discutidos no 1º Seminário de Autismo de Lorena, que acontecerá no próximo sábado, 27 de abril, no Teatro São Joaquim, no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo).

A programação é inteira gratuita e vai reunir profissionais renomados, ativistas, familiares e autistas de todo o Brasil, para abordar os temas de maneira responsável. “O número de autistas diagnosticados cresce a cada ano e ainda há muita desinformação a respeito do assunto. Informações totalmente equivocadas sendo propagadas, sem embasamento científico, que podem acabar prejudicando autistas e suas famílias. É por isso que esse Seminário será tão importante. Tivemos essa preocupação de convidar profissionais que estudam e atuam com responsabilidade em suas áreas, baseados em evidências científicas”, explica a vice-presidente do Instituto Cacau (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo), Joyce Andrade. É o Instituto Cacau, em parceria com a Prefeitura e o Unisal, quem realiza o evento.

O Seminário vai fechar um mês que contou atividades diversificadas na cidade, para marcar as celebrações do Dia Mundial do Autismo – 2 de abril.  As atividades acontecem amparadas pela Lei Municipal no 3757/2017, que instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, colocando as atividades sobre o tema no calendário oficial de Lorena.

“No ano passado, a programação aconteceu inteira dentro de uma semana. Este ano, fizemos diferente, espaçando mais os eventos, para facilitar a participação dos profissionais da área e das famílias dos autistas”, explica o autor da Lei, vereador Fábio Matos, que também é o autor da Lei 3751/2017, que implantou o Programa Municipal dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Lorena.

As inscrições (gratuitas) para o 1º Seminário de Autismo de Lorena – A luta diária de pais, mães, profissionais e autistas na atualidade – foram abertas no dia 1º de abril e esgotadas no dia seguinte. O Seminário vai acontecer no dia 27 de abril, sábado, das 8h às 17h, no Teatro São Joaquim – Unisal Lorena. O Instituto Cacau reforça o pedido, àqueles que puderem, para doarem 1 kg de alimento não perecível na recepção do evento. Confira a programação:

 * 8h – Abertura

* 8h30 – O papel da mãe e militante nas relações do dia a dia – com Adelaide Manfre Hipólito, mãe de uma criança com autismo, militante e organizadora da FASA (Família Autista Só Amor), de São Bernardo do Campo, e de eventos sobre autismo.

* 9h30 – Autismo: cura ou tratamento? Diagnóstico precoce? O ponto de vista pediátrico – com dra. Lilian Nakashima Yamada, médica pediatra de Ribeirão Preto. Graduada pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, com residência em Pediatria Geral e OncoHematologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCFMRP USP), e estágio em Hematologia Pediátrica pelo Hospital São Paulo (UNIFESP). Estudiosa do desenvolvimento infantil, com ênfase em TEA (Transtorno do Espectro Autista).

* 10h30 – A sexualidade e o Transtorno do Espectro do Autismo – com Marcia Ribeiro, neuropsicopedagoga clínica, com especialização em Saúde Mental e Inclusão Escolar. Mora em São José dos Campos, trabalhando com autistas há 10 anos. Atua também com terapias individuais no Grupo Ação Autismo, composto por 21 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.

* 11h30 – Educação Física especial aplicada ao autismo – com Luiz Henrique Monteiro Galvão, educador físico, pós-graduado em Educação Física Escolar, pós-graduando em Educação na perspectiva do ensino estruturado para pessoas com autismo. Trabalha no Grupo Método (referência no atendimento aos autistas), em São Paulo, com experiência no atendimento de pessoas com TEA.

* 12h30 – Pausa para o almoço

* 13h30 – A inserção dos autistas no mercado de trabalho / Planos de saúde e os direitos dos autistas – com dr. Marcelo Valio, professor, advogado e palestrante atuante em Direito Empresarial Humano, Direito das Pessoas com Deficiência (especialmente autistas), Direito Médico e do Trabalho. Autor de obras literárias jurídicas publicadas e artigos jurídicos em revistas e sites especializados. Pós-graduado em Direito Público pela EPM/SP e em Direito Constitucional pela ESDC. Mestre em Direito pela PUC/SP. Doutor em Filosofia do Direito pela UBA – Universidade de Buenos Aires e em Direitos Humanos pela FADISP. Pós-doutorando em Direito pela Universidade de Messina – Itália. Profissional com larga experiência na carreira docente, bem como na gestão, coordenação e direção de cursos de graduação e pós-graduação em Direito.

* 15h – Práticas educacionais com maiores evidências científicas em TEA – com dr. Lucelmo Lacerda, doutor em Educação pela PUC-SP, pós-doutorando em Educação Especial pela UFSCar, pesquisador em autismo e inclusão escolar. Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”.

* 16h – “Minha trajetória e o diagnóstico tardio” – O relato de um doutor em Engenharia que descobriu-se autista na idade adulta – com dr. Guilherme Bastos, graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com doutorado sanduíche realizado no Australian Centre for Field Robotics. É professor e membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclussão (NAI). É pai de uma menina autista, tendo recebido seu diagnóstico tardiamente.

* 17h – Encerramento e agradecimentos.

 Realização do 1º Seminário de Autismo de Lorena: Instituto Cacau, Prefeitura de Lorena e Unisal Lorena.

Apoio / patrocínio: Dom Apart Hotel, Hotel Ibis de Lorena, Instituto MATOSTT de Tênis de Mesa, JM Viagens, Lê Café Paris, Portal de Notícias O Lorenense e Restaurante Castelinho.

MAIS LIDAS