• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Notícias

1º Seminário de Autismo de Lorena reúne 400 pessoas no Unisal

02/05/2019

Bem informar para incluir, respeitar e oportunizar. Assim foi o 1º Seminário de Autismo de Lorena, realizado no sábado, 27 de abril, no Teatro São Joaquim, reunindo cerca de 400 pessoas. A programação – 100% gratuita – reuniu profissionais renomados, ativistas, familiares e autistas de todo o Brasil. “Tivemos essa preocupação de oferecer informações com embasamento científico, pois ainda há muitos equívocos e tratamentos ‘milagrosos’ e caríssimos sendo oferecidos por aí, o que pode acabar prejudicando autistas e suas famílias”, explica a vice-presidente do Instituto Cacau (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo), Joyce Andrade. Foi o Instituto Cacau, em parceria com a Prefeitura e o Unisal, quem realizou o evento, que ainda arrecadou cerca de 150 kg de alimentos, que foram doados ao Provim (Programa Salesiano Vida Melhor).

Voluntários do Seminário e palestrantes

Abrindo a programação, Adelaide Manfre Hipólito falou sobre “O papel da mãe e militante nas relações do dia a dia”. Adelaide é mãe de uma criança com autismo, militante e organizadora da FASA (Família Autista Só Amor), de São Bernardo do Campo, e de eventos sobre autismo.

Na sequência, a pediatra dra. Lilian Nakashima Yamada falou sobre “Autismo: cura ou tratamento? Diagnóstico precoce? O ponto de vista pediátrico”. De Ribeirão Preto, dra. Lilian deixou a Oncologia Infantil, sua especialidade, para dedicar-se ao estudo do desenvolvimento infantil, com ênfase em TEA (Transtorno do Espectro Autista), após o diagnóstico do filho. Hoje, é uma das grandes formadoras de pediatras e outros profissionais da Saúde no entendimento do autismo e na identificação do que é mito e do que é verdadeiro relacionado ao assunto.

“A sexualidade e o Transtorno do Espectro do Autismo” foi o tema abordado pela neuropsicopedagoga Marcia Ribeiro, de São José dos Campos. Abordagem importante porque tratar deste assunto é uma das maiores dificuldades dos pais de autistas, além de ser uma questão pra vida inteira; é a maneira como eles se relacionam com eles mesmos.

Já a “Educação Física especial aplicada ao autismo” foi o assunto do educador físico Luiz Henrique Monteiro Galvão.

Após o intervalo para o almoço, o advogado dr. Marcelo Valio abordou dois temas: “A inserção dos autistas no mercado de trabalho” e os “Planos de saúde e os direitos dos autistas”. Dr. Marcelo, de São Paulo, é um dos únicos profissionais do País especialistas na área e trouxe muita informação importante para os profissionais e aos pais presentes. “Não se apegue à limitação. Apegue-se à possibilidade”, afirmou, em sua fala sobre o mercado de trabalho.

Na sequência, o prof. dr. Lucelmo Lacerda falou sobre as “Práticas educacionais com maiores evidências científicas em TEA “. Pesquisador, Lucelmo integra o Natea (Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista), espaço de congregação de esforços para a transformação das cidades em espaços acolhedores para os autistas. O Natea é comprometido com intervenções para pessoas com TEA baseadas em evidência científicas.

Fechando o Seminário, o doutor em Engenharia Guilherme Bastos divertiu e encantou o público compartilhando sua história de vida. Dr. Guilherme, de Itajubá, descobriu-se autista aos 39 anos, após o diagnóstico da filha, também autista. “Quando a gente conhece o autismo, nos tornamos mais humanos. Porque autista é poço de sentimento”. Este foi um momento marcante de sua fala, que explicou sobre suas grandes dificuldades de comunicação e interação social. “Vocês, neurotípicos, são muito complicados. Para nós, é tudo muito simples e sincero”, afirmou, em outro momento.

Além das palestras, também houve espaço para expositores: Casinha de Brinquedos, Zamboni Books, Instituto Cacau e Vamos Aprender.

“O resultado foi muito positivo. Conseguimos reunir grande número de pessoas, que tiveram acesso gratuito a informações que farão a diferença em muitas vidas”, considera a psicóloga Maria Fernanda, organizadora voluntária do 1º Seminário de Autismo de Lorena.

O Seminário fechou um mês de atividades diversificadas na cidade, para marcar as celebrações do Dia Mundial do Autismo – 2 de abril.  As atividades aconteceram amparadas pela Lei Municipal no 3757/2017, que instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, colocando as atividades sobre o tema no calendário oficial de Lorena. “É comum ouvirmos as pessoas dizendo que não gostam de política. Porém, a gente só transforma a sociedade com políticas públicas. É pra isso que eu trabalho. A conscientização e o atendimento aos autistas agora são leis, independente dos futuros governantes. Muitos passos ainda precisam ser dados, ainda estamos longe do ideal, mas estamos caminhando e evoluindo”, considera o autor da Lei 3757, vereador Fábio Matos.

Fábio Matos também é o autor da Lei 3751/2017, que implantou o Programa Municipal dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Lorena, que possibilita a ampliação constante do número de mediadores nas escolas municipais, além do convênio com a Apae, para atendimento multidisciplinar aos autistas, incluindo neuropediatra.

Além da Prefeitura e do Unisal, o Instituto Cacau também contou com o apoio de diversos parceiros: Dom Apart Hotel, Hotel Ibis de Lorena, Instituto MATOSTT de Tênis de Mesa, JM Viagens, Lê Café Paris, Portal de Notícias O Lorenense, Restaurante Castelinho e Instituição Canção Nova.

MAIS LIDAS