• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Falecimentos

Adeus à Irmã Glória, que tanto lutou pela Santa Casa de Lorena

11/06/2019

Há poucos dias, na terça feira de 4 de junho, Lorena perdeu uma de suas grandes personalidades: a Irmã Maria da Glória Castanheira dos Santos, notável provedora da Santa Casa de Misericórdia de Lorena, por 20 anos (de 1979 a 2000). Mas esteve entre nós por muito mais tempo: desde 1964; portanto, viveu o dia a dia da Santa Casa por 55 anos, tendo em Lorena chegado como enfermeira.

Irmã Gloria faleceu em São Paulo, onde estava internada no Hospital Santa Rita, por um mês. Antes, também por um mês, permaneceu em Lorena, em tratamento “na sua” querida Santa Casa, só depois transferindo-se para a capital.

Foi para o céu aos 82 anos de idade, mas marcou seu nome no universo, especialmente na história do Hospital fundado pelo Conde de Moreira Lima, em 1o de dezembro de 1867, há 152 anos.

Foi enfermeira-chefe, chegando a provedora, e realizou grandes obras na nossa Santa Casa, sempre modernizando-a, liderando, com dinamismo e inteligência, tornando-se baluarte daquela mais que sesquicentenária instituição.

Dentre tantas e tantas conquistas da querida Irmã Glória para a Santa Casa, podemos citar a criação da Pediatria, do Pronto Socorro, do Voluntariado, do Banco de Olhos, do incinerador de lixo hospitalar, muitas reformas e modernizações (como na Maternidade, na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, na Clínica de Senhoras, no
Raio-X) e em inúmeras coisas mais!

Construiu o “Pavilhão Centenário”, de 1967 a 1969; criou o Plano de Saúde CAS; os Ambulatórios de Especialidades…entre mil outros melhoramentos. Mas o mais importante é que sempre manteve o Hospital funcionando, mesmo enfrentando, o tempo todo, os gigantescos problemas financeiros.

Sob sua direção, a nossa Santa Casa de Misericórdia chegou a ser classificada como de “1a categoria” pelo Inamps. Por tudo que realizou à frente do Hospital de Lorena, Irmã Glória foi condecorada com o “Prêmio Jornal Guaypacaré”, em 6 de agosto de 1989, no Auditório São Joaquim, recebendo o diploma e o troféu do “indinho dourado” do jornal.

Há muito mais a falar da já saudosa Irmã Glória, mas, apenas exemplificando, citamos sua liderança no Centro de Planejamento Natural Familiar, reunindo casais em cursos e palestras de orientação; sua atuação no magistério, na Escola Superior de Ciências Domésticas e Educação Rural da FATEA – Faculdades Integradas Teresa D’Ávila; também nos cursos de enfermagem e outros, do Instituto Santa Teresa. Irmã Glória participou de dezenas de congressos, cursos, simpósios e seminários Brasil afora.

Depois que deixou a provedoria do Hospital “Conde de Moreira Lima”, ainda continuou trabalhando por mais 5 anos, até 2005, quando as FMA (Filhas de Maria Auxiliadora), salesianas, deixaram a Santa Casa.

Sua cidade natal era Sacramento-MG, mas formou-se em Enfermagem (Superior) em Uberaba-MG; e em Administração Hospitalar (também em nível superior), em São Paulo. E graduou-se ainda em Psicologia, em Lorena.

Entrou para a carreira religiosa com 16 anos de idade; tinha 14 irmãs (!); e sua mãe era a senhora Maria das Dores.

Realmente, a Irmã Maria da Glória Castanheira dos Santos marcou seu nome neste mundo. Sempre modernizou a nossa Santa Casa, administrou-a criando um clima humano, promoveu a amenização de dores e sofrimentos de milhares e milhares de pessoas e famílias… salvou vidas, trouxe à luz incontáveis bebês… tornou-se imortal em sua belíssima obra de amor à Deus e aos nossos semelhantes. E agora, está ao lado de Deus, a quem devotou a vida.

MAIS LIDAS