• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

O atendimento aos autistas em Lorena está sempre em pauta

18/06/2019

Não é só em abril que o trabalho pela inclusão e respeito aos direitos dos autistas acontece em Lorena. E hoje, 18 de junho – Dia do Orgulho Autista, é uma excelente oportunidade para lembrar as últimas atividades do Instituto Cacau (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo). “Depois da programação de abril, mês dedicado ao autismo, envolvendo milhares de pessoas na cidade, tivemos outras duas atividades importantes”, conta a vice-presidente do Instituto Cacau, Joyce Andrade.

Formação para profissionais de Educação Física

Em maio, a Secretaria Municipal da Educação abriu novamente suas portas, para melhor estruturação da inclusão. Desta vez, foi para a formação continuada para orientadores pedagógicos e professores de Educação Física do Ensino Fundamental da Rede.

A abertura foi feita pela assistente técnica pedagógica da área de Educação Física, Thaísa Rocha Reis; acompanhada pela diretora de Gestão Educacional dos Anos Iniciais da Rede Municipal, Ana Lúcia Galhardo; e conduzida pelas voluntárias do Instituto Cacau, Joyce Andrade (pedagoga) e Maria Fernanda Silva (psicóloga). A formação vai de encontro à necessidade de maior conhecimento sobre a temática, especialmente no que se refere ao trabalho com os alunos autistas nas aulas de Educação Física.

“Na ocasião, tivemos a oportunidade de conhecer as características do aluno com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e estratégias didáticas de intervenção para, assim, podermos ressignificar e melhor subsidiar as práticas pedagógicas que norteiam a Educação Física, tornando-a mais inclusiva”, considera Thaísa. E completa: “Agradeço o apoio do Instituto Cacau e das profissionais Maria Fernanda e Joyce, que conduziram o encontro, enriquecendo a construção do conhecimento e dando possibilidades de, a partir de agora, aprofundarmos a discussão acerca da temática”.

Oficina de Jogos Pedagógicos

No último sábado, 15 de junho, o Cacau também realizou uma Oficina de Jogos Pedagógicos, ministrada por Denise Marcelino, pedagoga, especialista em Educação Inclusiva e gestora de Rede Particular de Ensino.

O objetivo desta Oficina, realizada na Escola Stilu Balãozinho, é o de criar um mecanismo de ensino efetivo, através do concreto e lúdico, propondo jogos de simples confecção, com grande teor de ensino.

No total, foram 15 participantes, entre mães e profissionais, como professoras e fonoaudiólogas. “Foi incrível e muito produtivo; recebemos gente até de Itajubá pra participar”, conta Joyce.

A oficina foi realizada em parceria com o Aprender a Fazer Inclusão, da professora Mestre Denise Marcelino; e o espaço cedido pela Escola Stilu Balãozinho.

Bazar Solidário

No dia 14 de julho, domingo, será realizado o 1º Bazar do Instituto Cacau, com roupas, calçados e acessórios usados, em bom estado, com preços solidários. O Bazar acontecerá na Amovige (Associação dos Amigos da Vila Geny), a partir das 15h.

MAIS LIDAS