• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Gente Política

Professora Maria do Céu homenageada pelos 26 anos ensinando a Dança de Salão

19/06/2019

Reconhecimento merecido. Nesta segunda-feira, 17 de junho, a professora Maria do Céu dos Santos foi homenageada com Moção de Aplausos na Câmara Municipal, pelos 26 anos fazendo a diferença em milhares de vidas, levando sua alegria e ensinamentos no Projeto “Dançar é Viver”. A homenagem foi proposta pelo vereador Fábio Matos e lida na sessão de Câmara desta semana. No entanto, devido ao tempo estipulado para as moções pelo Regimento Interno da Casa de Leis, a Moção não pôde ser votada, o que ocorrerá na próxima semana.

A Moção de Aplausos deve ser aprovada por unanimidade, pois o “Dançar é Viver” nasceu no dia 10 de maio de 1993, na Casa da Cultura, por iniciativa da pernambucana Maria do Céu. Aos 70 anos, a professora de Dança de Salão conta que o Projeto surgiu da vontade de trabalhar ensinando os idosos a dançar. Além da oportunidade de aprender a dançar e incentivar a prática de atividade física, ela também queria levar alegria. Afinal, dançar é uma verdadeira terapia, que faz bem pro corpo, pra alma e pra socialização.

Atualmente, as aulas – totalmente gratuitas – acontecem às segundas e quartas-feiras, das 20h às 21h30, no Espaço Educacional “Carlos Eugênio Marcondes”, na Praça da Estação. Os alunos aprendem diversos ritmos; entre eles, bolero, samba, pagode, forró e valsa. O Projeto conta com apoio da Prefeitura, que cede o espaço para as aulas. Famosas são as festas que a “Dona” Maria do Céu promove, especialmente em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Idoso, Festa Junina e por aí vai…

Em tanto tempo, também há muitas histórias emocionantes a serem contadas. Entre elas, Maria do Céu alegra-se em lembrar que 11 casamentos foram realizados entre seus alunos, viúvos e solteiros. A mais interessante é a do casamento de um ex-padre com uma ex-freira: a freira era aluna e o padre, visitante. Eles se conheceram, se apaixonaram e casaram.

“Vale ressaltar que são 26 anos de um trabalho voluntário, sem retorno financeiro algum. A gratificação maior desta querida senhora é levar amor, distração e lazer para as pessoas da melhor idade. Hoje, o Projeto ‘Dançar é Viver’ tem 62 alunos, com idades entre 45 e 90 anos. E para Maria do Céu, que já teve mais de mil alunos nesses 26 anos de história, a remuneração é fazer sorrir. É por isso que faço questão de homenageá-la e conto com o apoio dos meus colegas vereadores”, explica o vereador Fábio Matos.

A homenagem foi entregue em mãos ainda na segunda-feira, à noite, no baile que “Dona” Maria do Céu promoveu para seus alunos.

MAIS LIDAS