• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

2 casos de sarampo confirmados em Lorena

20/09/2019

Dos 22 casos de sarampo suspeitos registrados na cidade, 2 foram confirmados pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira, 19 de setembro. Nos 2 casos, são bebês: um de 10 meses e outro de 1 ano, que passam bem. Dos 19 casos restantes, 1 foi descartado (uma criança de 3 anos) e os demais aguardam resultado do Instituto Adolfo Lutz.

No Vale do Paraíba e região bragantina, já são 97 casos confirmados, em 16 cidades. São José dos Campos tem 25 confirmações; seguida por Caçapava e Atibaia (17 casos em cada cidade); Taubaté (9); Jacareí (7); Pindamonhangaba (5); Bragança Paulista e Ilhabela (3 em cada cidade); Lorena e Bom Jesus dos Perdões (2 casos); e Cruzeiro, Aparecida, Potim, Ubatuba, Campos do Jordão, Piracaia e Joanópolis, com 1 caso em cada cidade.

Lorena segue vacinando contra sarampo bebês com idade entre 6 meses a 1 ano, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. A faixa etária é considerada mais vulnerável a casos graves e óbitos. Segundo a secretária de Saúde da cidade, Imaculada Magalhães, há vacinas contra o sarampo disponíveis na Rede Municipal. Além disso, toda a população lorenense deve procurar um posto de vacinação, com a carteira vacinal, cartão SUS ou CPF em mãos, para que um profissional de saúde verifique se há necessidade de aplicação da dose ou não.

Outra recomendação para mães de crianças com idade inferior a 6 meses é evitar locais onde haja aglomerações, manter higienização adequada, ventilação de ambientes, e que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e orientar corretamente.

MAIS LIDAS