• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Educação Esporte

Inscrições abertas para o 1o Seminário de Educação Física de Lorena: dia 26 de outubro, gratuito, no UNISAL

06/10/2019

O caminho desde a iniciação até o alto rendimento esportivo. Como planejar um treinamento que torne possível o desenvolvimento de um jovem atleta. O ambiente de aprendizagem em um Programa de Educação Esportiva. Modelos de atendimento autista, a questão da intervenção e o trabalho em instituições. A importância do trabalho em grupo na dinâmica do esporte individual, sob o olhar da Psicologia Esportiva. Estratégias na elaboração do treinamento para corredores de rua. Todos esses serão temas discutidos no 1º Seminário de Educação Física de Lorena, que acontecerá no dia 26 de outubro, sábado, no Teatro São Joaquim, no UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo).

A programação é inteira gratuita e vai reunir profissionais renomados regional e nacionalmente. “Ano passado, tivemos a 1ª Semana de Educação Física de Lorena, que aconteceu durante uma semana inteira. Para 2019, adotamos o formato de Seminário, para concentrar as atividades em um único dia. Mas é a segunda vez que o evento acontece oficialmente no âmbito municipal, após a sanção da Lei no 3784, em dezembro de 2017, que institui no calendário de eventos oficiais de Lorena a Semana Municipal de Educação Física. O objetivo é valorizar os profissionais da área e oferecer oportunidades de aprimoramento profissional gratuito”, explica o autor da Lei, vereador Fábio Matos, que também é professor de Educação Física.

Inscrições abertas
A programação acontece no dia 26 de outubro, das 8h às 17h, no UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) – Unidade de Lorena. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população.

As inscrições podem ser feitas no site: http://bit.ly/SeminarioEducFis. Aqueles que puderem, devem levar 1 kg de alimento não perecível. Tudo que for arrecadado será destinado às entidades assistenciais da cidade.

Confira a programação:
8h – Abertura das portas / recepção

8h30 – Abertura do Seminário

9h – Da formação ao alto rendimento esportivo, com Thatiana Freire
Especialista em Esportes do SESI-SP. Bacharel em Esporte e mestre em Ciências (área Estudos do Esporte) pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Experiência de mais de 15 anos na gestão técnica de programas de formação esportiva.

10h – Planejando o treinamento e oportunizando o desenvolvimento do jovem atleta: período sensível, com Ricardo Cesar Alves Ferreira
Profissional de Educação Física, mestre em Engenharia Biomédica com ênfase em Fisiologia do Exercício, como bolsista CNPq. Integrante do corpo docente da Universidade Paulista (Unip), ministrando aula nos cursos de Educação Física. Experiência de mais de 10 anos como preparador físico em clubes de futebol profissional do Brasil e exterior (São José E.C., Desportivo Brasil, Rio Preto E.C., Ulsan Hyundai – KOR, entre outros), experiência em avaliação física e desempenho de atletas, monitoramento e análise de controle de carga. Atualmente, é coordenador técnico-cientifico da equipe multidisciplinar do Programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos. Doutorando em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação pela Unifesp. Tutoria no Centro Educacional São Lucas, no curso de Educação Física.

11h – Ambiente de aprendizagem em um Programa de Educação Esportiva, com Bruno Natale Pasquarelli
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL – 2007). Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp – 2009). Mestre em Educação Física, na área de Desempenho Humano e Atividade Física pela UEL (2011). Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp – 2017), com período de doutoramento sanduíche na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, Portugal). Cursando MBA em Gestão de Pessoas e Liderança (FGV). Professor e pesquisador da área do Fisiologia, Treinamento e Pedagogia do Esporte. Colunista da Universidade do Futebol desde 2017 e, atualmente, é o coordenador pedagógico da equipe multidisciplinar do Programa Atleta Cidadão, de São José dos Campos.

12h – Pausa para almoço

13h30 – Modelos de atendimento autista, a questão da intervenção e o trabalho em instituições, com Rubia Pires e Willian Chagas
Rubia Pires é formada em Educação Física e Pedagogia, pós-graduada em Deficiência Intelectual: Aspectos Neuropsiquiátricos, Pedagógicos e Inclusivos – Apae de SP. Atua há 10 anos em atividades físicas para crianças, adolescentes e adultos com TEA, Síndrome de Down e paralisia cerebral, dentro do modelo ExerCiência, onde a modalidade é a Educação Física Especial. Atuou na ABADS e AMA.
Professor Willian Chagas é formando em Educação Física; especialista em Educação Física Adaptada e Saúde, em Saúde Mental em Equipe Multidisciplinar, além de Psicomotricista. Atua na área de Educação Física Adaptada desde 2000, com trabalhos realizados na Secretaria de Esportes de Guarulhos, nas Casas André Luiz, no Ambulatório de Def. Mental, Colégio Caape, Apae de Guarulhos e no Caps (Adulto, Infantil e Álcool e Drogas). Participou do processo de construção de eventos e projetos esportivos adaptados em Guarulhos. Possui ampla experiência na realização de palestras e capacitações.

14h30 – A importância do trabalho em grupo na dinâmica do esporte individual – Sob o olhar da Psicologia Esportiva, com Maria Fernanda Rodrigues da Silva
Formada em Psicologia e pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade pelo Unisal – Lorena. Habilitada nos cursos de Manejo de Comportamento pelo Natea; Ensino Naturalístico e Habilidades Sociais, além de Protocolo SCA (Segurança em Crises Agressivas), pelo Grupo Método. Palestrante, estudiosa e ativista da causa, com atendimento a autistas desde 2008. Psicóloga voluntária do Instituto MATOSTT de Tênis de Mesa e do Instituto Cacau (Centro de Apoio à Criança e Adulto com Autismo), ambos em Lorena.

15h30 – Estratégias na elaboração do treinamento para corredores de rua, com Augusto Rédua
Especialista em Musculação e Treinamento de Força e também em Treinamento Desportivo, com mestrado em Esportes de Alto Rendimento e Sistemas de Preparação de Atletas pela Universidade Estatal de Cultura Física de Moscou (Rússia). Capacitação no Comitê Olímpico Russo sobre Tendências modernas na elaboração do processo de treinamento no atletismo; Corrida – Planejamento e Aplicação; Treinamento Físico Funcional; Core Training; Preparação Física no Futebol; Prescrição de Treinamento Físico, Técnico e Tático; etc.. Experiência em organização de equipes e delegações, preparação física para Futebol e treinador de Corrida de Rua, tendo acompanhado o treinamento de atletas quenianos. Tradutor e produtor de jornalistas e comentaristas da Globo (Copa do Mundo de Futebol de 2018 e Copa das Confederações de Futebol, em 2017).

16h30 – Participação especial do CREF-SP, que vai trazer o tema: Leis de incentivo fiscal em benefício do esporte

17h – Encerramento

O 1º Seminário de Educação Física de Lorena é uma realização do curso de Educação Física do UNISAL, em parceria com o SESI-SP e o Instituto MATOSTT de Tênis de Mesa.

O Seminário encerra as atividades da Semana da Educação Física do UNISAL, que acontece de 22 a 25 de outubro, sempre às 19h, no Teatro São Joaquim. Saiba mais em unisal.br/eventos.
Apoio: Prefeitura de Lorena (Secretaria de Esportes), Apollo Academia, Portal de Notícias O Lorenense, Espaço R, Instituto Cacau, Restaurante Castelinho, Ibis Lorena e Blue Design.

O Unisal Lorena fica na rua Dom Bosco, 284 – Centro. Para mais informações, ligue: (12) 3159 2033.

 

MAIS LIDAS