• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Gastronomia Negócios

Manu Sobremesas: momentos perfeitos pedem sabores únicos

02/12/2019

Empreendimento com gosto de sonho é sempre mais gostoso, né?! Imagina quando a realização desse sonho é, literalmente, pura doçura! É assim a nova loja Manu Sobremesas.

A fada dos doces

Natural de Caraguá, mas lorenense de coração, a professora de Ginástica Rítmica Manuela Noronha deixou de lado uma carreira de 12 anos para dedicar-se com exclusividade ao dom de adoçar a vida de outras pessoas. “Acredito que o ato de comer um doce está associado ao prazer de um sabor de infância, a um desejo, a um momento especial, sozinho ou com pessoas importantes… Tudo isso não pode ser esquecido quando a gente coloca a mão na massa na cozinha”, afirma Manu.

Filha da professora Nirta e do artesão Luiz, Manuela é a terceira de quatro irmãos. A família toda mora no litoral, mas ela gosta tanto de Lorena que veio criança com seus avós e nunca mais quis ir embora. Aqui, ela construiu sua família: é esposa do médico Igor Elmer e mãe de três filhos. É formada em Educação Física, com especialização em Ginástica Rítmica. Ex-aluna da professora Márcia Cilene, Manuela ministrou, durante 12 anos, aulas da modalidade no Instituto Canção Nova e por 3 anos no Clube Literário, em Cachoeira Paulista.

Ainda menina, já era ela quem fazia os bolos para as festas da escola. Dom que desenvolveu com a avó, que era boleira em Taubaté. “Em 2012, cheguei a abrir uma pequena confeitaria em Cachoeira, pra tentar conciliar com as aulas”, conta. Mas a rotina ficou muito puxada e ela acabou não aguentando abraçar as duas paixões ao mesmo tempo.

A confeitaria fechou, mas a clientela continuou. Quem já conhecia os bolos e doces da Manu, não abria mão. “Os anos foram passando, segui com minhas aulas, mas fui conquistando clientes fiéis, fazendo tudo em casa mesmo. E sempre me chamava a atenção, quando íamos passear, o fato de não acharmos confeitarias que enchessem os olhos. Nada fora do convencional ‘Nutella com leite em pó’. Foi então que eu conheci em Londrina, um estilo de loja para retirada, com doces já em fatias, para facilitar a vida do cliente. Encontrei o modelo ideal de negócio que estava procurando e comecei a planejar”, lembra Manu.

Paralelamente à carreira de professora, ela seguiu planejando sua confeitaria e estudando, fascinada pela culinária francesa. “Amo a cozinha internacional, mas eu encontrava um ‘problema’ na confeitaria francesa, porque lá, não existe leite condensado nas receitas. Esse é um privilégio nosso, no Brasil. O desafio era agregar uma culinária à outra, de forma a criar doces saborosos e na medida certa para o paladar brasileiro, porém sem exagerar no açúcar, pois tudo que encontramos por aí geralmente é doce demais”.  

Manu Sobremesas: doces com equilíbrio ideal

O resultado dessa história toda você encontra na Manu Sobremesas, inaugurada há dois meses (no dia 25 de setembro), que fica na rua Dr. Azevedo de Castro, 32 (na mesma calçada da Pizzaria Ferreira’s e da antiga locadora da “Gracinha”). “Cogitei a possibilidade de abrir uma cafeteria em Guará, pois é muito comum a gente ouvir que é difícil dar certo em Lorena. Mas eu amo essa cidade, foi ela que eu escolhi para viver e agora, para investir na realização do meu sonho”, orgulha-se em afirmar.

Todas as receitas da Manu são exclusivas, criações dela, após muitas pesquisas e estudos. “O maior diferencial dos nossos produtos começa, com certeza, com a escolha dos ingredientes. Não abro mão dos melhores produtos do mercado na produção dos bolos, tortas e doces. Na torta holandesa, por exemplo, eu uso a fava de baunilha e não a essência; e isso faz toda a diferença no sabor. O chantilly, o coco e o leite são sempre frescos e só utilizo manteiga. Aqui também não entram confeitos com gordura hidrogenada (como a maioria dos que encontramos no mercado brasileiro); uso os de chocolates Belga da Callebaut e também temos o chocolate para venda com várias porcentagens de cacau” diz Manuela. “O mesmo critério de qualidade se aplica às tortas, onde a base é a pâte Sablée e não a bolacha maisena, como a maioria dos lugares”.

Na Manu Sobremesas, você encontra desde bolos caseiros, chocolates e brigadeiros belgas, até os “carros-chefes” da loja, que são a torta banoffee, a torta de limão, o cheesecake com coberturas diversas (a de frutas vermelhas é divina), os bolos de merengue, de brigadeiro, creme com morangos… Destaque também para a torta Gabisa (cujo nome homenageia as filhas, Gabriela e Isabela), que vem fazendo sucesso e leva, em sua composição, creme com chantilly, licor de cassis, ganache ao leite e cookies.

Outro diferencial são as belíssimas embalagens, que oferecem ao cliente a opção de presentear com delicadeza as pessoas queridas.

“No começo de todo negócio, o desafio é tornar-se conhecido, referência de qualidade no seu segmento… Então, temos que ter essa paciência e muita persistência. A intenção é sempre inovar e ampliar o cardápio. Inclusive, em breve, vou lançar as éclairs e carolinas. Mas a maior satisfação é ver o cliente feliz, ver pessoas vindo de cidades vizinhas para conhecer a loja, dizendo que os doces são de comer com os olhos, e que superei todas as expectativas após provar as sobremesas… Isso não tem preço. Essa é a grande diferença de amar o que você faz”, finaliza Manu.

A Manu Sobremesas funciona de terça à sexta, das 13h às 18h; e aos sábados, das 13h às 16h. Sempre há doces para pronta entrega e por encomenda (já faça a sua para as festas de final de ano):

– WhatsApp: (12) 98161 8337

– Facebook: Manu Sobremesas

– Instagram: @manu_sobremesas



MAIS LIDAS