• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Epidemia à vista: Lorena já tem 234 casos de dengue confirmados

01/02/2020

Os números sobem assustadoramente. Até o dia 23, eram 73 casos confirmados de dengue. Uma semana depois, já são 598 notificações registradas (somente neste mês de janeiro), sendo 234 casos confirmados e 301 aguardando resultado de exame laboratorial.

O estado de epidemia será decretado caso a cidade registre 300 casos confirmados, o que provavelmente deve acontecer nos próximos dias, levando-se em consideração a rápida progressão da doença. Preocupa ainda mais porque, para cada caso de dengue confirmado, estima-se outros 4 não notificados.
Nesta quinta-feira, 30 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Lorena também afirmou, em nota da Prefeitura, que está preocupada com esses números e que o número de confirmações pode aumentar. Já há Hospital de Campanha, instalado na Santa Casa (ao lado do Pronto Socorro), exclusivo para atendimento de casos suspeitos. No local, são realizados exames para diagnóstico, tratamento (dependendo do quadro do paciente), hidratação endovenosa e entrega de medicamentos.

A Vigilância Epidemiológica afirma que intensificou os trabalhos dos Agentes de Controle de Vetores em relação às orientações casa a casa, nebulização nos bairros onde há casos reagentes, dependendo do caso, e eliminação manual dos criadouros do Aedes Aegypti.
A partir da próxima segunda-feira, 3 de fevereiro, equipes da Secretaria de Saúde farão mutirões de limpeza nos bairros. O primeiro a receber o mutirão é o Parque das Rodovias, que concentra o maior número de casos.

Criadouros – Os principais focos de criadouros do mosquito transmissor da doença são recipientes de água e alimentos para animais, ralos externos, pratos de plantas e embalagens descartáveis, no interior dos imóveis.

Sintomas – Os principais sintomas da dengue são: dores musculares, febre, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, possível “gosto amargo” na boca e prostração. Diante dos sintomas, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, o Hospital de Campanha ou o Pronto Socorro, para avaliação médica e tratamento.

E não se esqueça: combater a dengue é responsabilidade de todos! Dengue mata!

MAIS LIDAS