• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Aluna da USP de Lorena tem confirmação para coronavírus

23/03/2020

Atualizada às 18h55

 

Embora tenha sido notificado oficialmente em Guarulhos, foi confirmado nesta segunda-feira, 23 de março, o primeiro caso de coronavírus circulando em Lorena. Trata-se de aluna da EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo), que mora em Guarulhos, mas estava aqui na cidade até o dia 13 de março.

Segundo a Prefeitura de Lorena, o caso foi identificado como importado. “A Secretaria Municipal de Saúde informa que, às 18h15, recebeu do laboratório privado a contra prova oficial de confirmação para Covid-19 da jovem estudante, 20 anos, que encontra-se em isolamento domiciliar no município de Guarulhos, desde o dia 13/3/2020. Ressalta-se que epidemiologicamente, o caso é identificado como importado, e que o mesmo foi notificado no município de Guarulhos/SP, e não em Lorena/SP. Informamos ainda que a Vigilância Epidemiológica Municipal está tomando as medidas quanto à rastreabilidade dos possível comunicantes para informações e orientações quanto aos cuidados de saúde. Aos possíveis comunicantes e a toda população, reafirmamos as medidas necessárias quanto à importância do isolamento social, como atitude imprescindível para minimizar a circulação do vírus”, consta da nota oficial.

Mesmo tendo sido notificado em Guarulhos, vale o alerta, porque, segundo consta, a aluna ficou doente quando ainda estava em Lorena, frequentando as atividades da Universidade. Em nota, a USP afirmou:

 

“A Diretoria da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP foi notificada que uma estudante foi diagnosticada com detecção qualitativa positiva do Covid-19.

É importante ressaltar que todos estejam atentos aos sintomas, cuidados e recomendações que a situação merece, acessando o sítio: coronavirus.usp.br.

A aluna tem 20 anos, é estudante de Engenharia Bioquímica e está em casa se recuperando”.


Assim que recebeu os exames, a aluna teria informado aos amigos e à Universidade, para que se as providências necessárias fossem tomadas.

 

Também nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou para a imprensa a seguinte nota:

 

“A Secretaria Municipal de Saúde de Lorena informa que, conforme mudança de procedimentos realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo e Ministério da Saúde, não será mais realizado exame diagnóstico de Covid-19 nos casos assintomáticos e/ou casos de sintomas leves, devendo estes realizar a quarentena de 14 dias, independente do tipo de infecção que venha a ter.

São considerados sintomas leves: coriza, cansaço, dor no corpo. Em caso de febre, a Secretaria orienta a procurar a Unidade de Saúde mais próxima e, em caso de dificuldade respiratória (falta de ar), procurar os serviços de urgência e emergência”.

 

A última atualização dos números do coronavírus em Lorena foi feita no sábado, dia 21, pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura:

 

Notificações de casos suspeitos: 32

Descartados: 5

Aguardando resultado: 27

Internados: 3

Em isolamento domiciliar: 24

MAIS LIDAS