• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Lorena tem 7 casos confirmados de Covid-19

27/04/2020

* Atualizada às 20h30 – 27/4/2020

O boletim diário da Secretaria de Saúde de Lorena aponta que nesta segunda-feira, 27 de abril, Lorena tem 7 casos confirmados de coronavírus, 94 notificações descartadas e 15 casos suspeitos, aguardando resultados. O sétimo caso foi confirmado ontem (domingo). Trata-se de um homem de 75 anos, que está na UTI da Santa Casa de Lorena, no suporte respiratório. Há outras 5 pessoas internadas na Santa Casa, aguardando exames, na Clínica de Isolamento. Não há pacientes suspeitos ou confirmados internados no Hospital Unimed. A estatística mostra, ainda, que 3 mortes suspeitas foram descartadas. Confira o perfil dos 7 casos confirmados na cidade:

1º caso – Estudante da EEL-USP de 20 anos, o primeiro caso confirmado em Lorena, importado de Guarulhos. A jovem começou a apresentar os primeiros sintomas no dia 10 de março, tendo o diagnóstico confirmado no dia 23. Foi internada em 26 de março, em Guarulhos. Teve alta no dia 28 e voltou para o hospital no dia 30, direto pra UTI, apresentando embolia pulmonar, além da pneunomia. Liberada para terminar de se recuperar em casa no dia 5 de abril.

2º caso – Profissional da Saúde, homem, 56 anos, confirmado em 16 de abril. Deu entrada na Santa Casa de Lorena no dia 3 de abril, pela emergência. No dia 4, foi encaminhado para a UTI, permanecendo no respirador até o dia 9, sendo transferido para a Clínica de Isolamento no dia 13 e tendo alta no dia 16, para finalizar o tratamento em casa.

3º caso – Homem de 34 anos, profissional da Saúde em São Paulo, que tem familiares em Lorena. Deu entrada no Hospital no dia 13 de abril, ficando internado na Clínica Médica, na ala de isolamento. Exame confirmado em 16 de abril.

4º caso – Mulher de 38 anos, profissional da Saúde, com comorbidades, com exame confirmado em 17 de abril. A paciente é moradora de Cachoeira Paulista e está em isolamento domiciliar.

5º caso – Mulher de 36 anos, hipertensa, que ficou internada na Santa Casa de 8 a 12 de abril. Recebeu o diagnóstico no dia 21, em isolamento domiciliar.

6º caso – Homem de 66 anos, com comorbidades, que esteve em Portugal de 15 a 27 de março. Esteve internado entre os dias 1 e 4 de abril, com quadro de tosse, febre, calafrios, dor de garganta e desconforto respiratório.

7º caso – Homem de 75 anos, com comorbidades (diabetes e hipertensão). De acordo com informações fornecidas à Secretaria de Saúde pela Santa Casa, o paciente foi internado em 23 de abril, apresentando febre, tosse, vômito, queda de oxigenação, falta de ar e perda de apetite.

Segundo informou a família ao Portal O Lorenense, o homem precisou viajar para São Paulo no dia 13 de abril, a trabalho. No dia 15, ligou para a esposa, relatando que não se sentia bem, mas apresentava apenas enjoo. Voltou para Lorena no dia 17, ainda enjoado. Não tinha febre, nem tosse, nem coriza, mas foi para o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, pois além do enjoo, sentia-se fraco. Ainda de acordo com o relato da família, neste atendimento, foi receitado remédio para enjoo e soro, para ser tomado em casa. O homem seguiu em casa por cinco dias e, embora não apresentasse outros sintomas, também não melhorava. No dia 22, apareceu a febre e a família o levou ao Hospital Unimed. “Mas ele não tinha nenhum sintoma gripal, não reclamava de falta de ar nem nada. Tanto que chegou andando e conversando para a consulta”, conta sua filha.

No Hospital Unimed, quando entrou para atendimento, foi imediatamente isolado, inclusive da família. “Daí pra frente, segundo a médica que o atendeu, ele começou a piorar muito rápido. Mas nós nem chegamos a ver o meu pai ruim assim. Fomos informados que ele precisava ser entubado e iria para a UTI”, continua a filha do paciente. Ele passou a primeira noite na UTI do Hospital Unimed e foi transferido para a Santa Casa no dia seguinte. A confirmação do coronavírus veio neste domingo, 26 de abril. O paciente segue na UTI, necessitando do uso de respirador mecânico, mas a família foi informada que ele está reagindo, apresentando melhoras.

A esposa deste paciente também está internada. Muito nervosa pela piora repentina do marido, a mulher de 72 anos começou a passar mal no dia 23, mesmo dia em que ele foi transferido para a UTI da Santa Casa. Apresentou febre e pressão alta. No dia 24 (última sexta-feira), acordou com dor na nuca e a pressão bastante alterada. Foi levada ao Pronto Socorro Municipal, onde foi constatado, pelo exame de raio-x, que ela tinha pneumonia. Devido ao fato do marido estar na UTI (embora seu exame ainda não estivesse confirmado), foi decidido que ela ficaria internada, por precaução. A mulher segue na Clínica de Isolamento da Santa Casa e, segundo a família, está evoluindo bem. O resultado do exame dela, para confirmação de Covid-19, ainda não chegou. Os dois filhos do casal, que tiveram contato com os pais, estão em isolamento domiciliar. “Fazemos questão de registrar a evolução do quadro do meu pai para que outras pessoas fiquem alertas. Os sintomas variam de uma pessoa para outra”, finaliza a filha.

 

O boletim da Prefeitura ainda informa que, dos 7 pacientes confirmados, já há 4 curados. No entanto, até o fechamento desta matéria, o Portal O Lorenense ainda não havia recebido confirmação de quem são esses pacientes.

MAIS LIDAS