• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Queimadas incomodam e prejudicam a saúde de munícipes

22/05/2020

“Fico indignada com a quantidade de focos de incêndio todos os dias em Lorena! Ficar em casa, com uma fumaça dessa em todo lugar, é impossível. Impressionante a capacidade das pessoas de conseguir piorar o que já está ruim”. O desabafo é da lorenense Mara Melo e o problema não é de hoje. Ano após ano, falta consciência de que a fumaça causada por incêndios é prejudicial à saúde.

Reclamação reforçada por Suéllen Pereira: “Devido à pandemia, andamos nas ruas de máscara para nos proteger. Na minha casa, preciso me trancar e fazer de tudo para o nariz do meu filho não ficar ruim devido a dois seres que colocam fogo no quintal todos os dias e a bendita fumaça e fuligem vem direto para o meu quintal! Não posso estender roupas, meu filho não pode brincar… Estamos prisioneiros da Covid e da falta de educação e de respeito de vizinhos. Já fiz várias reclamações, a Prefeitura já notificou, aí pararam. Mas depois de um tempo, volta tudo de novo. Se é para evitar sairmos de casa, como eu e minha família ficamos em uma situação dessas? Se o meu filho ficar ruim, terei de levá-lo ao hospital, mas ao mesmo tempo, estamos sendo orientados a evitar ao máximo de irmos aos hospitais. Difícil”.
Esses são apenas dois exemplos de reclamações. Mas há relatos parecidos de pessoas por toda a cidade, incluindo Olaria, Vila Zélia, Cidade Industrial, Parque Mondesir, Vila Rica e por aí vai.

O que diz a Prefeitura e como denunciar
Consultada sobre o assunto, a Prefeitura de Lorena informou que, por se tratar de crime ambiental, previsto em esfera federal, estadual e municipal, a autuação é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semear), mediante denúncia.

Em relação a terrenos murados, a Secretaria autua o proprietário, que deve sempre manter o terreno limpo. Já na área rural, a Semear aciona a Polícia Ambiental do Estado de São Paulo. “Além disso, é fundamental que se registre provas do ato ilícito (fotos e vídeos) para as devidas providências legais”, orienta a administração municipal.

As denúncias podem ser feitas à Semear, que funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h. O sigilo do denunciante é garantido. O telefone da Secretaria de Meio Ambiente é o (12) 3157 2619 e o e-mail é semear@lorena.sp.gov.br.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança, em caso de incêndios em áreas urbanas, também é possível acionar a Guarda Civil Municipal (153 ou 3157 3862) ou a Polícia Militar (190), para fins de fiscalização. E se a situação for mais séria, recomenda-se acionar o Corpo de Bombeiros (193 ou 3301 1627).

MAIS LIDAS