• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Com 100% da ocupação da UTI, Santa Casa de Lorena amplia leitos para tratamento da Covid-19

17/07/2020

Com números em alta, a Secretaria Municipal de Saúde informou nesta sexta-feira, 17 de julho, que a Santa Casa de Misericórdia de Lorena aumentou em mais 2 leitos de UTI a quantidade destinada exclusivamente para o tratamento da Covid-19. Somente nesta semana (de segunda à sexta), foram registrados 24 casos confirmados da doença e outros 82 casos suspeitos.
No total, o Hospital tem 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Inicialmente, eram 10 leitos destinados aos pacientes de coronavírus e 10 leitos para as demais enfermidades. Mais recentemente, a instituição passou a oferecer 13 leitos para a Covid. E hoje, a notícia de que a oferta foi ampliada para 15 pacientes. Os 5 leitos de UTI restantes ficam disponíveis para outras patologias. E mesmo com o aumento, hoje, há 16 pacientes de Covid na UTI na Santa Casa (boletim completo abaixo).

Em relação à Clínica de Isolamento da Santa Casa, inicialmente, eram 14 leitos. Hoje, já são 24 vagas disponíveis para pacientes SUS. E existe a possibilidade de ampliar para 50 leitos, conforme a Prefeitura e a Santa Casa já haviam informado no início da pandemia na cidade.

Sobre os 10 respiradores pulmonares que a Santa Casa recebeu nesta semana, a Prefeitura informou que estes serão destinados para a estabilização de pacientes fora da UTI.

Ainda na Santa Casa, está em funcionamento o Hospital de Campanha Covid-19, com entrada independente (onde estão montadas as barracas do Exército, na mesma calçada do AME e do Pronto Socorro Municipal). Os atendimentos acontecem 24 horas por dia, com movimento crescente nos últimos dias. O Hospital de Campanha conta com equipe de triagem, sala de observação, tomógrafo e equipamentos para atendimentos de emergência (incluindo respirador).

No Hospital Unimed de Lorena, há outros 10 leitos de UTI (sendo 3 reservados para pacientes de coronavírus) e 6 leitos de isolamento, para conveniados e pacientes particulares.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

A seguir, confira o boletim epidemiológico desta quinta-feira, 17 de julho, e as principais mudanças de ontem para hoje:

✔ Casos confirmados: 221 (três a mais), sendo 188 recuperados (cinco a mais), 22 em tratamento (em casa ou os internados), e 11 óbitos.

✔ Casos suspeitos: 99 (nove novas notificações, levando-se em consideração os casos confirmados e os descartados de ontem pra hoje), incluindo uma morte em investigação.

✔ Casos descartados: 372 (um a mais que ontem).

✔ Taxa de ocupação dos hospitais:

???? São 15 leitos de UTI Covid disponíveis na Santa Casa, mas hoje há 16 vagas ocupadas (106%, o que significa que vagas de UTI para outras enfermidades estão precisando ser destinadas para pacientes com coronavírus). Ontem, também eram 16 pacientes na UTI.

???? No Hospital Unimed, ontem, eram 3 leitos de UTI utilizados para pacientes de coronavírus (100% de taxa de ocupação destinada à Covid). Hoje, o número permanece igual.

???? Na Clínica de Isolamento da Santa Casa, são 24 leitos disponíveis e 15 ocupados (63%). Ontem, eram 12 internados.

???? No Isolamento da Unimed, são 6 leitos disponíveis e 3 ocupados (50%). Ontem, eram 5 pacientes internados.

✔ Taxa de isolamento social na cidade em 15 de julho: 46%.

 

MAIS LIDAS