• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Falecimentos

Nota de pesar: dr. José Evandro Prudente de Aquino

19/09/2020

Com profunda tristeza, comunicamos o falecimento do dr. José Evandro Andrade Prudente de Aquino, na manhã deste sábado, 19 de setembro, aos 73 anos. Uma das grandes personalidades de Lorena, dr. José Evandro era médico otorrinolaringologista, renomado nacional e internacionalmente. Lorenense, nascido em 19 de junho de 1947, é filho de Eliette de Castro Andrade Aquino e Ângelo Prudente de Aquino. Casado com a também médica Marina Negro Prudente de Aquino. Pai dedicado da Paula, da Júlia e do Evandro.

Iniciou o curso de Medicina no Amazonas. Depois, transferiu-se para Santos, onde formou-se, em 1973. Realizou estágio na Clínica Otológica e Otoneurológica do Hospital São Paulo; no Hospital Geral do Exército de São Paulo; na França, no Serviço Universitário de Bordeaux, no Centre Hospitalier d’Eaubonne, na Clinique Oto-Rhine-Larngologie du Centre Hospital, na Universidade de Strasbourg; entre outros, no Brasil e exterior. Possuía diversos títulos de pós-graduação e mestrado, além das especializações.

Participou de inúmeras reuniões e jornadas médicas de Otologia e Fonoaudiologia, onde apresentou um grande número de trabalhos. Tem trabalhos publicados em sua especialidade, em revistas médicas nacionais e internacionais.

Foi diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Lorena, sendo chefe no Serviço de Otorrinolaringologia desde 1976. Um dos pioneiros em cirurgia de transplante de ouvido médio no Brasil. Membro da Sociedade Paulista de Medicina, da Sociedade Brasileira de Otologia, do Conselho Regional de Medicina, titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (na sua especialidade), da Pan-American of Oto-Rhino-Laryngology Head and Neck Surgery, membro ativo do Hospital Saint-Charles Montpellier, Association pour la Promotion de La Recherche sur I’audition; imortal da Academia Brasileira de Ciências e Letras Econômicas e Sociais. Também era 2º tenente do Exército, da Reserva de 2ª Classe, quadro de médicos.

Em Lorena, sua querida cidade, possuía uma bem equipada clínica, onde atendia suas centenas de pacientes, das mais variadas regiões do País. Inclusive, muita gente famosa, até cantores, que depositavam no dr. José Evandro a sua total confiança. Por sua história de destaque, recebeu o Prêmio Jornal Guaypacaré em 6 de agosto de 1992.

Foi candidato a vice-prefeito de Lorena nas últimas eleições, em 2016, na chapa de Sylvio Ballerini. Na época, afirmou: “Quem me conhece ou convive comigo há mais tempo sabe que não aceitei esse convite por ambição ou vaidade. O que me move também é o desejo de retribuir à cidade de Lorena tudo aquilo que conquistei na vida. Nasci em Lorena e aqui criei meus três filhos. Hoje, avô de três netinhas, quero que todo cidadão lorenense possa se orgulhar de mim e de nossa cidade. Espero que Lorena seja uma cidade de oportunidades para todos”. Não venceu a eleição, mas com certeza, cumpriu sua missão neste mundo.

A despedida acontece no Cemitério Parque Memorial de Lorena, a partir das 13h. O sepultamento está marcado para as 17h. À família, o nosso carinho, respeito, homenagem e o mais sincero sentimento, neste momento duro de despedida.

 

 

MAIS LIDAS