• Superior Secundário MEG

  • olooo

FOTOS
VÍDEOS

Aromaterapia no combate à ansiedade

28/09/2020

Por Eugênia Almeida Oliveira*

O uso das terapias complementares (também conhecidas como terapias naturais ou alternativas) tem recebido destaque no cenário mundial, inclusive sendo estimulado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, o uso de algumas dessas terapias – como a Aromaterapia – é adequado ao SUS (Sistema Único de Saúde), por meio da Portaria nº 971, que incentiva e regulamenta a adoção dessas técnicas.

Em poucas palavras, terapias complementares podem ser definidas como “todas as práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças que utilizem basicamente recursos naturais”. São consideradas práticas alternativas, quando utilizadas em substituição à medicina convencional; ou complementares, quando aliadas à medicina e aos medicamentos tradicionais.

Mas por que elas vêm ganhando espaço? O crescimento dessas terapias está relacionado não apenas à sua eficácia e baixo custo, mas também por focar no indivíduo como um todo e não apenas na doença. Neste sentido, a Aromaterapia tem sido grande aliada de um dos grandes desafios da humanidade atual: o enfrentamento da ansiedade.

A Aromaterapia é a aplicação terapêutica dos óleos essenciais e tem obtido excelentes resultados na redução dos níveis de estresse e ansiedade. A melhor forma de utilização e a combinação dos óleos deve ser feita de maneira individualizada, após consulta com um aromaterapeuta. No entanto, a seguir, uma sugestão de algumas opções que podem te ajudar na redução da ansiedade:

– Bergamota: além de antisséptico, analgésico, digestivo e bactericida, é utilizado para combater o estresse e a ansiedade, por seus efeitos sedativos e energizantes.

– Gerânio: tem função reguladora sobre o sistema hormonal, sendo muito útil para quem sofre de tensão pré-menstrual, menopausa, ansiedade e depressão.

– Laranja: também é calmante, auxilia na absorção de vitamina C e combate a insônia.

– Lavanda: é calmante, relaxante e pode ser utilizado em qualquer estado de ansiedade, ajudando no equilíbrio emocional e corporal. Isso porque ele reduz os níveis de cortisol, um hormônio responsável pela sensação de estresse.

– Patchouli: indicado para pessoas que sofrem com excesso de trabalho e ansiedade crônica, pois tem ação calmante, ansiolítica e antidepressiva.

– Sândalo: rico em propriedades medicinais, produz efeito calmante e refrescante.

Espero ter ajudado! Para preparar um blend, sinergia ou perfume exclusivo pra você, preciso de um teste olfativo e uns minutos de prosa para uma troca cheia de carinho e amor. Para marcar um horário, ligue ou envie mensagem: (12) 99777 7787.

* Eugênia é Aromaterapeuta, instrutora de Yoga, técnica em Química e administradora de empresa

 

MAIS LIDAS