• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Política

Sylvinho e Marietta tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de Lorena

12/11/2020

Está chegando a hora. No próximo domingo, 15 de novembro, os eleitores lorenenses vão às urnas, decidir o futuro da cidade. Segundo pesquisa divulgada pela Rádio Metropolitana nesta quinta-feira, dia 12, o cenário eleitoral segue indefinido em Lorena. Os candidatos a prefeito Marietta Bartelega e Sylvinho Ballerini, principais lideranças que concorrem ao pleito para os próximos quatro anos, estão tecnicamente empatados e devem disputar voto a voto na eleição.

Pesquisa espontânea

Na corrida para a Prefeitura, com a margem de erro de 5 pontos, há um empate técnico na pesquisa espontânea: Sylvinho Ballerini (PSDB) tem 26,82% das intenções de votos, enquanto Marietta Bartelega (DEM) aparece com 23,18%. O candidato Beto Múcio (PRTB) aparece com 1,59% das intenções de votos, Daniel Munduruku (PC do B) com 0,91% e Flávia Brazuna (PT) com 0,68%.

Embora não seja candidato, o atual prefeito, Fábio Marcondes, também aparece na pesquisa espontânea, com 0,45% da preferência dos eleitores. 1,82% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo; e há 44,55% de indecisos.

A pesquisa foi contratada pela Rádio Metropolitana e registrada no dia 8 de novembro, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número SP-01079/2020. A confiabilidade é de 95%, com uma margem de erro de 5%. No total, foram realizadas 440 entrevistas, pela empresa Polo Pesquisas.

A coligação do candidato Sylvinho Ballerini entrou na Justiça, pedindo a suspensão da divulgação dos resultados, mas a Justiça Eleitoral negou o pedido. Em síntese, a juíza eleitoral dra. Maria Isabella Carvalhal afirma que a coligação não apresentou documentos para embasar seu pedido e que a pesquisa não contém nenhuma irregularidade. Inclusive, pode ser consultada no site do TSE.

Decisão da Justiça Eleitoral, na íntegra.

Pesquisa estimulada

Na pesquisa estimulada, a disputa também segue empatada, dentro da margem de erro de 5 pontos: Sylvinho Ballerini aparece com 41,14% e Marietta Bartelega com 36,36%. Beto Múcio tem 2,27% das intenções de votos, Daniel Munduruku tem 2,05% e Flávia Brazuna, 1,14%. Votos em branco ou anulados: 5%. Indecisos: 12,05%.

Quem o lorenense acha que vai ganhar

Ainda na mesma pesquisa, quando o eleitor foi questionado sobre quem ele acha que vai ganhar (a chamada sensação de vitória da população), os números ficam ainda mais próximos. A diferença é de apenas dois pontos entre os dois principais candidatos: Sylvinho Ballerini com 42,95% e Marietta Bartelega com 40,23%.

1,82% dos eleitores acreditam na vitória de Beto Múcio, 0,91% acreditam nas chances de Daniel Munduruku e 0,23% em Flávia Brazuna. 13,86% dos entrevistados não souberam responder.

Diferença entre pesquisa espontânea e estimulada – Pra você entender: na pesquisa espontânea, não são apresentados nomes de candidatos e o entrevistado fala o nome que lhe vem à cabeça, quando é questionado em quem pretende votar. O levantamento espontâneo mede principalmente a lembrança que o eleitor tem de um político e seu grau de interesse nas eleições.

As intenções de voto na pesquisa espontânea costumam ser menores do que na pesquisa estimulada. Neste tipo de pesquisa, as opções de candidatos são apresentadas ao entrevistado e o resultado costuma revelar um cenário bem próximo da disputa eleitoral real.

Diferença de resultados – O resultado da pesquisa da Rádio Metropolitana apresenta cenário bem diferente da pesquisa realizada pelo IPEMPI, que está sob investigação por supostas irregularidades. Os resultados foram divulgados na semana passada, pela coligação Lorena Rumo ao Novo Ciclo, de Sylvinho Ballerini.

A pesquisa, que está suspensa pela Justiça Eleitoral, colocava o candidato 25 pontos à frente de Marietta Bartelega e foi contestada pela coligação da candidata, após indícios que apontavam dados conflitantes.

Como resultado, a juíza eleitoral dra. Maria Isabella Carvalhal concedeu liminar favorável à coligação de Marietta, determinando a retirada da pesquisa eleitoral de todos os veículos de comunicação que haviam divulgado os dados e também das redes sociais do candidato Sylvinho.

Decisão da Justiça Eleitoral, na íntegra.

 

 

MAIS LIDAS