• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

O adeus ao prof. Carlos Roberto de Oliveira Almeida

10/12/2014

Este começo de dezembro, ainda na primavera, trouxe não somente para a sua querida família, mas para toda Lorena, a tristeza da partida do prof. Carlos.
O prof. Carlos atuava na educação, atuava na religião, atuava na sociedade em todos os eventos importantes.
Foi professor das matérias mais difíceis para quase todos os alunos, como Física e Química, fazendo com que eles, quase todos, passassem a gostar e se interessar pelas exatas. Meus filhos (menos o Carlos Antônio) foram seus alunos no São Joaquim e nunca se esqueceram nem dele nem das matérias que ele ensinava. O prof. Carlos, além do São Joaquim, lecionou na Faenquil e na hoje USP, como também Cotel, e já com 70 anos ou quase, ainda trabalhava ensinando e educando. Católico praticante, era Ministro da Eucaristia, juntamente com sua esposa Célia, atuando principalmente no Santuário de São Benedito, nas missas de domingo, quando eu, feliz, o encontrava e falava com ele. Encontrava-o também nas reuniões da Academia de Letras, à qual ele também pertencia pelo seu saber e por suas várias obras literárias.
O prof. Carlos estava sempre de bom humor, sempre de bem com a vida, com sorriso amigo para todos. Superou o maior sofrimento que um pai pode ter: a perda de um filho, com o falecimento de seu filho Beto, jovem, médico e pai de família. A fé do prof. Carlos foi maior e ele e sua esposa e toda sua família superaram o sofrimento de mãos dadas com Deus e com todos seus irmãos. Continuou sua vida atuante como sempre. Vida que serve sempre de exemplo na família, na igreja, na sociedade, principalmente nos dias de hoje, quando, assustados, vemos o egoísmo, a corrupção, a maldade, a violência empurrarem com força para os fundos a fé, a tradição, o amor ao próximo e à vida. Estamos com medo e precisamos no mundo de pessoas da altura e da dignidade do prof. Carlos. E ele deixa uma família digna desse nome, com sua esposa à frente, com filhos e netos, todos voltados para um futuro promissor.
E temos a certeza, pela nossa fé, de cujo exemplo ele nos deu, que lá do Céu, casa de Deus e nossa, ele intercederá, não somente pela família que deixa, mas por todos nós. Amém!

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS