• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

Apesar de tudo o que acontece pelo mundo, ainda é tempo de desejar e de dizer: Feliz Ano Novo!

08/01/2015

Acabo de escutar na televisão sobre o ato terrorista que matou à queima roupa 12 pessoas em Paris; entre elas, jornalistas e cartunistas, dos melhores e mais conhecidos na França e no mundo.
Só temos que ficar aterrorizados e tristes. Ainda falamos e desejamos dias melhores, menos violentos para o ano que acaba de entrar. Mas uma notícia como esta, num dos lugares mais famosos e históricos do mundo ocidental, do mundo cristão, nos deixa perturbados. E continuamos perturbados se não nos levantarmos dos nossos medos e pesadelos, não enxergando o mundo somente descolorido ou em cores tristes.
Porém, mesmo levando medos e tristezas, nosso dever é ter esperanças, fazendo também a nossa parte por um mundo melhor, sem violência, sem guerras e sem terrorismo. E vamos rezar, unindo-nos cada vez mais ao Papa Francisco em suas orações pela paz no mundo inteiro, principalmente entre as religiões.
Sabemos que questões terroristas não fazem parte dos muçulmanos tradicionais, oriundos principalmente de vários países do Oriente Médio, da Índia, da África, que também são contra o extremismo religioso, principalmente entre os chamados sunitas e xiitas. Vimos pela televisão e pelos jornais que no mundo inteiro, incluindo os islâmicos, todos condenaram com veemência o terrorismo desses extremistas, que agem de acordo com suas cabeças, com suas opções. 
É uma pena que já na primeira semana do novo ano, tenhamos que lamentar ações terroristas, que embora usando o nome de Deus, por certo não agem de acordo com sua vontade.
Mas não vamos parar em nossas opções e convicções. Vamos confiar e amar a humanidade, confiando em Deus e cumprindo nossas obrigações. E vamos cada vez mais valorizar a vida, não somente a nossa, como também a do nosso semelhante, seja ele quem for e de onde for. E mesmo com o coração triste e preocupado, vamos curtir o nosso verão. Ele é poderoso, com seu forte calor, mas também nos dá a beleza e a alegria da luz, bem cedinho, e a entrada iluminada da noite, sem falar nas flores e florinhas que encontramos nos canteiros e no mato dos caminhos, continuando a beleza da nossa primavera.
O verão nos assusta com as suas tempestades, mas, também nos encanta e nos alegra na contemplação da natureza, no apogeu da sua luz! Amém!

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS