• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Esporte

Espetáculo de GR destaca a “Alegria de Viver”

08/01/2015
Melhor a cada ano. A afirmação é unânime e assim podem ser definidas as apresentações de final de ano das alunas de Ginástica Rítmica e Ginástica Geral da professora Márcia Cilene.
O Festival de GR de 2014 teve como objetivo fazer uma releitura do Espetáculo Voar, que culminou com o Espetáculo Alegria de Viver, numa integração entre todas as atletas da professora Márcia, tanto do Clube Comercial quanto dos demais pólos.  No total, participaram 200 alunas, proporcionando um espetáculo inigualável ao público.
 
 
 
Uma história contada em 6 atos
Em pouco mais de uma hora de apresentação, Ginásio Poliesportivo do Clube lotado, foram encenados os seguintes atos: 
1- Um ser de luz. 
2- A escuridão das trevas. 
3- O branco da paz. 
4- As estrelas, representando os sonhos. 
5- As cores, representando a pureza das crianças. 
6- A alegria de viver, representada através do palhaço, já lançando o espetáculo 2015, que apresentará ao público as magias circenses.
Agradecimentos
Professora Márcia Cilene faz questão de registrar alguns agradecimentos: à presidente do Clube Comercial de Lorena e seu vice, Inez e Serginho; ao Departamento de Esportes CCL (gerente Dudu) e a toda a equipe de apoio do Clube, especialmente aos funcionários Reinaldo, Silvio e Edmar; à jornalista Graziela Staut (responsável pela Comunicação do Clube e também pelo Portal de Notícias “O Lorenense”); aos familiares das alunas e, claro, às alunas.
“Agradeço não só todo o apoio da presidência do Clube, mas também por abrirem as portas às atletas não sócias, nos horários de treino determinados, para que tivéssemos qualidade no evento. Faço questão de agradecer à Comunicação, de maneira especial, porque o que seria do meu trabalho sem a divulgação? Como seria se não houvesse essa interação, se eu não pudesse contar ao público como é o trabalho que eu faço?”, diz Márcia. 
“O que dizer das minhas alunas? Quem eu seria se não fosse a dedicação delas? A rotina de treinamento e dedicação, a assiduidade, são fundamentais. Sem isso, não há qualidade. E se os pais não confiassem no meu trabalho, eu não conseguiria fazer metade do que eu faço com elas. Por isso, nem tenho palavras para agradecer às famílias que participam da minha vida”.
Como são criados os espetáculos
Os festivais da GR já são tradicionais, pois acontecem há mais de 20 anos, todos os anos, em versões diferentes. Além de ser um trabalho de integração entre os diversos núcleos que a professora Márcia trabalha, é um fechamento do trabalho executado durante o ano.
Geralmente, os elementos de dificuldades corporais são treinados ao longo do ano.  Depois, são compilados dentro do tema escolhido para cada evento, de acordo com a habilidade de cada criança.
Para reunir todas as suas alunas, não é fácil. Para se ter uma ideia, a aluna mais nova da professora Márcia tem 5 anos. A mais velha, 26. E cada turma está em um nível de aprendizado. “Então, esse trabalho heterogêneo tem que ser valorizado, porque a integração não é tão simples. Afinal, são meninas de idades diferentes, níveis de habilidade diferentes, equipes de treinamento diferentes”, enfatiza a professora. 
É um desafio e tanto, porque a ideia é unir todas as meninas sem enaltecer esta ou aquela, e sim o contexto como um todo.  Inclusive, um dos maiores méritos do evento é exatamente esta junção de equipes diferentes, sem destacar alguma em especial.  A beleza do espetáculo acontece como um todo.
A partir daí, a cada ano, é pensado um tema pela professora Márcia Cilene, que faz questão de passar a mensagem da importância do ser de luz. “Na verdade, esta é uma representação da vida mesmo, para que as pessoas tenham consciência de que ‘a vida tem a cor que você pinta’. Essa frase do Pe. Mário Bonatti veio para colorir a nossa festa, unindo à alegria do circo”.
Os resultados são indiscutíveis: espetáculos lindos, que atraem sempre grande público, que se encanta.
Trabalho social
Muito mais do que a prática de um esporte, o trabalho desenvolvido pela professora Márcia Cilene é social, educativo, dá bases para a vida.
Além do trabalho com o corpo, são desenvolvidos, no dia a dia, valores como disciplina, compromisso, responsabilidade, respeito ao próximo e à própria saúde corporal, o trabalho em equipe, com confiança, a importância de poder confiar no outro.
Isso é preparação para a vida, até em termos profissionais. Seguir todas essas normas torna as alunas mais aptas para a vida profissional, pessoal, enfim. Por isso, é preciso sempre valorizar o que é bom. Os frutos compensam…

MAIS LIDAS