• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

Páscoa – Pessach – Passagem – A passagem da morte para a vida

02/04/2015

A quaresma já terminou. Estamos na semana sagrada que nos lembra, pela fé, a morte e a ressureição de Jesus e nos faz (ou deveria fazer) pensar, refletir que também nós, um dia ressuscitaremos. 
Na terça-feira, rezando com o Pe. Antonio Maria pela televisão o terço de Aparecida, ele disse que, quem não vive de acordo com os mandamentos de Jesus Cristo, amando a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, age como Judas. O Evangelho de terça-feira lembrou a traição de Judas para com Jesus. E o padre nos lembrou que, quem não ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, age na vida como Judas, traindo Jesus. Ele ainda lembrou que esta semana de Páscoa é o tempo propício para examinarmos nossa consciência e descobrirmos se estamos vivendo de acordo com os mandamentos da Lei de Deus. Se não estivermos vivendo de acordo com a vontade de Deus, estamos negando Jesus…
Mas ele também lembrou a misericórdia de Jesus para com todos os que se arrependem (até mesmo Judas). Muitas vezes rezamos, participamos da missa, mas não meditamos na nossa religião, na nossa fé, embora as homilias, se prestarmos bem a atenção, nos levam a isso. Parece que cumprimos algumas obrigações automaticamente sem meditarmos no que realmente Deus quer de nós.
Dias atrás, vi na televisão operários da indústria do petróleo em Macaé (estado do Rio) entrando no ônibus que os levaria de volta para o nordeste, porque o seu emprego acabou e eles não tinham mais nada que fazer ali, onde ganhavam o seu pão de cada dia e sustentavam suas famílias. Vi o rosto deles; homens ainda jovens, simples, tristes, decepcionados e preocupados. E nós sacudimos o ombro e não nos entristecemos, e não nos incomodamos? Mesmo que nada possamos fazer, a não ser pagarmos nossos impostos e esperar que a situação deles melhore, mas também rezar por eles e acompanharmos, se não mais com os olhos, pelo menos com o pensamento.
O nosso sentimento de amor e de preocupação com o próximo poderá chegar até Deus e Ele saberá o que fazer… Acreditemos nisso e vivamos de acordo com os mandamentos: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. E o próximo é o nosso semelhante, ser humano como nós, esteja onde estiver.
Já pensou se todos os cristãos cumprissem fielmente estes dois mandamentos, como seria o mundo, pelo menos o mundo cristão? Haveria roubos, matanças, maldades, ódios?
Sabemos como é a humanidade, sujeita voluntaria ou involuntariamente a tantos acontecimentos e problemas. Nestes dias, escutamos na televisão e lemos nos jornais: um piloto, doente mental, matou 149 pessoas (com ele 150), entre as quais havia crianças, estudantes, adolescentes, gente começando a viver… Outro dia, um homem matou a namorada de 15 anos, grávida, cortou a cabeça da mesma e levou-a para a delegacia…
Precisamos mais do que nunca de Jesus Cristo. Agora!
Pensem no próximo com amor e estaremos celebrando fielmente nossa Páscoa. E feliz Páscoa para todos! Amém!

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS