• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

O adolescente e seus conflitos

10/04/2015

Um dos grandes problemas enfrentados pelos adolescentes são as mudanças que essa fase acarreta. É um período difícil, quando parece que tudo está de cabeça para baixo.
É comum acontecer que essas mudanças acabem por refletir em suas emoções, trazendo mau humor, inseguranças, medos e ansiedades em relação não só ao futuro, mas em relação à própria individualidade.
Muitas vezes o adolescente tem mudanças bruscas de comportamento, principalmente em relação aos pais. Eles acham que não são compreendidos, sentem-se isolados e diferentes. Afastam-se – não raras vezes – e procuram grupos onde se sentem mais à vontade e mais aceitos.
As mudanças no corpo trazem muitas angústias. O medo de ser feio, desajeitado e não agradar é causa de muito sofrimento. Nessa fase, os pensamentos, desejos e sentimentos já não são mais os mesmos. Os hormônios fazem essas transformações.
Nesse momento, surgem as primeiras relações amorosas. O medo de não ser querido ou atraente para a pessoa amada é muito grande. 
Quando somos crianças, as coisas são mais simples e fáceis de resolver, o futuro é distante, as preocupações maiores são os estudos. A adolescência marca um período em que as exigências, interesses e relações mudam de forma significativa.
Muitas vezes os pais não estão preparados para essas mudanças, ficando também tão assustados quanto o adolescente.  Passam ora a tratá-lo como adulto e exigindo tal comportamento, ora tratando-o como criança. Os pais também sofrem com essas alterações e têm que aprender uma nova forma de lidar com o filho que não é mais o mesmo.
Outra exigência que causa muita ansiedade é a escolha da profissão e conflitos surgem por causa dessa necessidade. A incerteza é grande e muitas vezes não sabem o que escolher.
Os conflitos não se resolvem facilmente e não desaparecem com o fim da adolescência. Eles fazem parte da vida e são uma oportunidade de crescimento.  Essas angústias fazem com que procuremos melhorar e mudar os nossos rumos. Administrar os próprios conflitos é uma aprendizagem importante nessa época da vida. Quando aprendemos a lidar com eles, ficamos mais fortes.

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS