• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Maria Luiza

O Agora entre nós:

10/04/2015

Nos últimos dias da quaresma, o mundo todo chocou-se e comoveu-se com a queda de um avião alemão nos Alpes franceses, indo de Barcelona para Düsseldorf, com 150 pessoas, provocada intencionalmente pelo copiloto, jovem com problemas mentais. No avião viajavam bebês, adolescentes em viagem de estudo com suas professoras e demais pessoas vivendo a vida plenamente. Ficamos tristes, comovidos, com medo e assustados com o que um ser humano doente mental é capaz de fazer…
Depois, lendo o artigo de J.R. Guzzo, que escreve na última página da revista Veja, que nos diz: “ninguém está dizendo que Brasil e Alemanha são parecidos, porque não são; para ficar apenas no quesito homicídios, aqui são assassinadas 150 pessoas por dia, o mesmo número de mortos desse vôo funesto”. E agora, se isso é verdade, o que devemos pensar? Estamos numa guerra entre irmãos dentro do nosso país, declarada pela violência e pela impunidade? Quem nos defende nas ruas, em nossas casas, nas estradas, em todos os lugares?
Mas e o Exército, as Forças Armadas, que naturalmente, de acordo com as leis devem estar sempre prontos para defender o país? Defender o país dos nossos vizinhos amigos, da ONU sempre procurando a paz mundial em todos os lugares, até no sangrento Oriente Médio? Nossos inimigos estão nas ruas, entram pelas nossas fronteiras mal guardadas e atingem menores e maiores donos das ruas, principalmente nas grandes cidades, onde matam seus semelhantes para roubar. 
Autoridades, poderosos e até autoridades religiosas, todos protegidos por guarda-costas ao seu lado são contra a maioridade penal, que tiraria das ruas os menores que olham o seu semelhante como se não fosse gente, mas bicho que pode ser morto sem maiores consequências do que alguns anos na Fundação Casa, onde terão tudo o que precisarem e até quiserem… Certo que esses menores estão nas ruas atrás de drogas por culpa de suas famílias e até da sociedade; porém, eles sabem o que fazem. Os pais, muitas vezes, são mais culpados do que eles e deveriam também ser punidos. 
A grande verdade, porém, é que a vida humana está perdendo o seu devido valor não só para os degoladores do E.I., mas aqui entre nós, neste grande país belo, rico e – acima de tudo – cristão…

COLUNISTAS / Maria Luiza Reis

Maria Luiza Reis Pereira Baptista é diretora de escola aposentada, membro da Academia de Letras de Lorena, da qual é sócia fundadora. Membro do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e autora do livro de poemas “Chuva Doce”. Foi colunista do Jornal Guaypacaré durante mais de dez anos, tendo escrito mais de 400 crônicas.

 


baptista@demar.eel.usp.br

MAIS LIDAS