• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

A importância da primeira infãncia

29/05/2015

A “primeira infância” é o período que vai desde a concepção do bebê até por volta dos seis anos de idade. É a base para todas as aprendizagens do ser humano no decorrer da vida.
É um período de suma importância para o desenvolvimento da criança e para o seu futuro. Uma criança que nessa fase tem suporte adequado para a aquisição da linguagem, para o crescimento cognitivo, para as habilidades motoras, para adaptação afetiva e emocional, será uma criança bem sucedida e alcançará o melhor do seu potencial.
Nessa fase, o cérebro passa por enormes transformações, gerando milhões de conexões entre os neurônios, atingindo metade do seu potencial intelectual.
Quanto melhores forem as condições e as estimulações recebidas nessa idade, maiores serão as probabilidades de que a criança se desenvolva adequadamente, tornando-se um adulto equilibrado e produtivo.
Uma família bem estruturada, acolhedora, que investe na educação e  procura criar bons hábitos no cotidiano, irá gerar benefícios na aptidão intelectual e emocional da criança. A relação das crianças com seus pais, biológicos ou adotivos, é a base principal para o desenvolvimento do cérebro.
O cérebro do bebê é muito afetado pelos estímulos do ambiente. Em pesquisas realizadas recentemente, constatou-se que crianças que não receberam a atenção e os cuidados necessários apresentaram  problemas de relacionamento social e de conduta, déficit de crescimento, dificuldades de aprendizagem, instabilidade emocional e outros.
Escolas e creches complementam a ação da família, oferecendo oportunidades de estimulação que são importantes no desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional.
A melhor maneira de desenvolver o cérebro de uma criança é proporcionando-lhe um ambiente rico em explorações, experiências enriquecedoras, cuidados e carinho.
Sabemos que, na nossa realidade, nem todos têm essa oportunidade. No Brasil, grande parte das famílias com crianças de 0 a 6 anos não tem as condições necessárias para oferecer a estimulação adequada aos filhos. Altas taxas de mortalidade, desnutrição e violência são algumas das condições adversas ao desenvolvimento infantil.
Porém, independente da condição econômica ou social, o cuidado, o carinho, o apoio e a segurança vêm em primeiro lugar. São esses os maiores responsáveis por um crescimento saudável. 

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS