• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

A mulher na menopausa

03/07/2015

A menopausa é mais um estágio na vida da mulher. Neste período, ocorrem algumas transformações que, para muitas mulheres, são causa de muito sofrimento.
Durante o climatério, que é o período de transição que antecede a menopausa, são comuns alguns sintomas físicos, comportamentais e emocionais.  Ocorre que, por conta das mudanças físicas que acontecem nessa fase, a parte psicológica da mulher acaba sendo afetada.
A depressão e a baixa autoestima são alguns dos sintomas mais comuns do que se pensa.
A depressão pode ser observada pelos sintomas de isolamento, cansaço, perda de apetite, desânimo, sono constante ou insônia, alterações da libido, tristeza profunda, choro e irritação.
A baixa autoestima apresenta sintomas como a irritabilidade, prejuízo na adaptação social, dificuldade de concentração e memória, pouco desejo sexual, não aceitação das mudanças observadas no corpo e na aparência.
A perda de papéis na família e na sociedade, medo do envelhecimento numa sociedade em que a juventude e beleza são cada vez mais valorizadas, trazem conflitos profundos para a mulher nessa fase.
O envelhecimento é um processo natural da vida; porém, cada pessoa o enfrenta de maneiras diferentes. Mulheres em condições psicológicas adequadas estão mais aptas a enfrentar esse período de maneira mais equilibrada. Entretanto, outras mulheres mais vulneráveis podem encontrar muitas dificuldades para lidar com os efeitos dessa transição.
Ocorre também nesse período a síndrome do ninho vazio, com a saída dos filhos de casa, para estudarem ou casarem. 
São muitos os sintomas de desconforto físico e instabilidade emocional. Porém, nem todas as mulheres vêem essa fase como ameaçadora, e sim possível de superar e descobrir que depois há um período de estabilidade.
Algumas dicas para melhorar os efeitos negativos são importantes:
– Pratique atividades físicas. Saia do sedentarismo.
– Cuide da aparência.  Esses cuidados sempre elevam a autoestima.
– Tenha metas e objetivos.
– Bons hábitos de sono e alimentação.
– Cuide dos seus interesses e realizações.
– Visite sempre seu ginecologista.

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS