• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
COLUNISTAS / Perai, vem cá

Bom bode não berra

01/08/2015

Por Lucca Ferri 
Desde pequenininho minha mãe me repete isso – não tive como não aprender.
É de se refletir, entretanto, a abrangência significativa e envolvente que a expressão revela.
Em primeira leitura, ela pode se referir às moças com as quais, eventualmente, nos relacionamos.
Não é bonito dizer delas, sobre elas ou, pior, maldizê-las.
É claro que isso também vale para as moças – não é bonito que elas falem dos rapazes.
A ausência de beleza que acompanha o bode (ou cabra) falador traduz um interior comprometido.
O dizer, fofocar, comentar, criticar, configura-se em fraqueza emocional, insegurança e desonra.
O bom bode, entretanto, igualmente não berra – e realmente não deve berrar, em outras circunstâncias.
Quem é sábio, aquele que é honesto, o outro que é ético, o amigo que é fiel, a amiga que é leal, o cão que é companheiro, nenhum deles, em qualquer hipótese, proclama, preconiza ou vocifera seus atributos.
A mesma desonra, feiura, que se associa aos linguarudos corriqueiros conjuga-se hermeticamente com os demais.
Falsos profetas – as qualidades do caráter são indizíveis.
Supor, conjecturar, enquadrar ou afirmar, seja de si, ou seja, de outrem, revela o espectro complexado, mal resolvido e invejoso da consciência.
Freud, salvo melhor juízo, já nos alertara: “O homem é dono do que cala e escravo do que fala. Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.”.
Àqueles de coração e alma: plenitude e sanidade.
Aos outros: buchada.
Sobre o autor:
Lucca Ferri N. A. Latrofe é advogado, autor do blog ( javascript:nicTemp(); ) e membro fundador da Academia Jovem de Letras de Lorena. Sua trajetória literária iniciou-se aos 11 anos, ocasião em que fora premiado pelo colégio Fênix pela redação denominada “Guapo Guanunbi’. A partir de então, envolveu-se em diversos projetos sociais e culturais. Com 17 anos publicou, em conjunto com dois amigos, um pequeno livro de poesias: “Heterogenia, confusa perfeição”. Fora convidado para compor banca avaliadora de concurso de poesias (promoção pela ONG Sítio do Juca de Guaratinguetá). Na sequência, integrou a antologia poética do Vale do Paraíba (convite do poeta Tonho França).
Esse texto é de exclusiva responsabilidade do autor. A AJLL não se responsabiliza pelas possíveis opiniões aqui apresentadas. Respeitamos a criação literária de cada autor, difundindo linguagem literária de linguagem gramatical, em textos que julga ser necessário

COLUNISTAS / Academia Jovem de Letras

Espaço reservado às produções dos acadêmicos da Academia Jovem de Letras de Lorena.  Membros da AJLL: Beatriz Neves, Camila Loricchio, Danilo Passos, Gabriela Costa, Gustavo Alves, Gustavo Diaz, Heron Santiago, Isnaldi Souza, Jéssica Carvalho, João Palhuca, Julia Pinheiro, Lelienne Ferreira, Lucca Ferri, Samira Tito, Thiago Oliveira, Vânia Alves e Wagner Ribeiro.


samira_007_@hotmail.com

MAIS LIDAS