Faço questão de agradecer a homenagem que recebi da Maria Clara Aquino, no dia 17 de julho, no Portal de Notícias “O Lorenense”. Já comecei a ficar emocionada quando li o subtítulo: “A mestra, a melhor de todas. Corre por toda a cidade sua fama de exigência e, acima de tudo, do seu capricho e competência. Quem conhece, não esquece nunca mais… E quando recebe os elogios ‘porque a dança foi maravilhosa’, agradece cada bronca do fundo do coração. E se orgulha por ser atleta. Atleta da Márcia Cilene. Tenho uma teoria de que toda menina, pra virar mulher de verdade, merece uma temporada na Ginástica Rítmica de Lorena”.
Costumo dizer que para um professor, não há conquista maior no mundo do que o reconhecimento. Sinto-me orgulhosa quando uma aluna valoriza a importância dos meus ensinamentos para sua formação não apenas como ginasta, mas sim como pessoa; e quando elas conseguem perceber que independente de competência técnica e participação coreográfica, o que se leva das horas que passamos juntas na quadra não é o que o corpo executou, mas sim o que se escutou e o que se vivenciou em equipe.
O texto da Clara é uma tradução real dos nossos dias de trabalho, do prazer das horas de criações, do envolvimento de corpo e alma e do companheirismo de fazer sempre uma pela outra. Nosso sistema de trabalho sempre priorizou o respeito entre as atletas, dando autonomia para as alunas maiores, que cuidam, são exemplo e referência para as menores… e por gerações, são verdadeiras colaboradoras do nosso trabalho.
Clara, obrigada por declarar sua gratidão e por enaltecer meu profissionalismo, proporcionando a possibilidade de me reconhecer através de suas palavras, me incentivando e renovando minha convicção de que todo o esforço vale a pena e que estamos no caminho certo.
E depois desta linda homenagem, ainda tivemos o privilégio de receber sua visita na nossa aula, no Clube Comercial, contando suas experiências, falando sobre a importância do esporte e seus ensinamentos para a vida e encantando nossas pequenas alunas com suas histórias. As fotos não ficaram tão boas, mas fiz questão de enviá-las, pois foram momentos especiais.
As meninas amaram e eu também! Sou muito grata por sua atitude! Grande beijo!
Professora Márcia Cilene