• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

Fiscalização a transportes clandestinos será intensificada em Lorena

28/08/2015

Na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, foi realizada reunião na Secretaria Municipal de Segurança Pública, com o objetivo de traçar novas ações para coibir em Lorena o transporte clandestino de passageiros. Participaram do encontro representantes da Secretaria, da Polícia Militar e o proprietário da empresa que executa o transporte público da cidade, a ABC Transportes.
Para o secretário de Segurança municipal, Cap Elton Ribeiro, o problema é sério. “As pessoas que se aventuram nessa ilegalidade, além de exporem os passageiros aos perigos da condução em veículos que não são apropriados para tal função, no caso de um acidente automobilístico, não têm as mesmas garantias que os veículos legalizados para transportarem passageiros, como o direito ao seguro obrigatório e indenizações”, diz o secretário. E continua: “Outro aspecto negativo do transporte clandestino é a concorrência ilegal. Falando da realidade local: a empresa ABC paga impostos, gera empregos e cumpre uma série de requisitos estipulados pela municipalidade, enquanto os clandestinos não contribuem com o fisco, não geram empregos e não seguem regras”.
Segundo Cap Elton, são poucos os clandestinos que agem nos bairros mais afastados da cidade e realizam também os transportes intermunicipais. O secretário informou que ficou acertado que a PM vai intensificar as operações policiais focando esse tipo de transporte clandestino e a Secretaria de Segurança vai intermediar a revisão da atual Lei Municipal junto ao Poder Legislativo, visando torná-la mais eficiente. “A população precisa entender que é perigoso usar veículos comuns para serem transportados, como se fossem táxis ou ônibus. Enquanto os legalizados cumprem uma série de normas – entre elas, a segurança –, os clandestinos só querem saber de ganhar dinheiro; e isso será rigidamente coibido pela atual administração municipal”, afirmou.
O barato que pode sair caro
Em busca de transporte mais barato, passageiros acabam se submetendo ao risco oferecido por transportes clandestinos. Na maioria das vezes, o preço oferecido é menor; porém, não há nenhuma garantia de que o veículo utilizado é seguro, em boas condições de funcionamento, não se sabe se passa pela manutenção necessária e nem se o motorista é habilitado para tal função ou se é experiente.  
É importante que se saiba: quem usa ônibus de empresas registradas tem direitos garantidos em caso de acidentes, como o seguro DPVAT e o seguro que cobre as despesas médicas e hospitalares. Há também um seguro em caso de morte e invalidez. Caso aconteça algum problema com a bagagem, o passageiro tem direito à indenização.
Portanto, o barato pode sair caro.

MAIS LIDAS