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COLUNISTAS / Falando sério

Redes sociais: saiba utilizá-las com segurança e responsabilidade

10/09/2015

“Festa com os amigos”. “Café com amigas”. “Partiu Nova Iorque”. Essas e algumas outras postagens têm sido cada vez mais frequentes nas redes sociais, mas será que essa exposição é segura, indicada e responsável?
As redes sociais vieram mudar radicalmente a forma de nos comunicarmos e são, nos dias atuais, uma parte importante das nossas vidas, em especial das novas gerações. 
Milhões de pessoas utilizam dispositivos móveis para acessar as redes sociais no geral, sendo que 76% sentem-se inseguros em usá-las e 10% já revelaram utilizações não autorizadas às suas contas. 
Mesmo que você proteja seus dados pessoais, utilizando um sistema de segurança para internet em seu computador ou dispositivo móvel, uma simples cochilada pode lhe trazer consequências desagradáveis. Roubo de imagens, fotos ou vídeos pessoais, links maliciosos enviados para seus amigos e utilização de seus dados bancários são algumas delas.
Estelionatos, estupros e até sequestros são alguns dos casos nos quais criminosos escolheram suas vítimas analisando o perfil em redes sociais.
“Invadiram minha conta na sexta-feira, antes de um feriado. Aí só fui acessar minha rede social na segunda, mas o estrago estava feito. Meu amigo perdeu o dinheiro, que caiu na conta de um tal de Lucas Santos”, revelou o motorista. Ele só percebeu que alguém usava sua conta na rede social para pedir dinheiro quando amigos ligaram para saber o que estava acontecendo. “Tive de restaurar minha senha, avisar toda a lista de pessoas, sem contar meu amigo que quis ajudar e acabou perdendo o dinheiro”, lamentou a vítima.
Outro caso em que criminosos utilizaram o perfil da rede social foi o sequestro de um jovem:
Policiais de São Paulo constataram que uma quadrilha que sequestrou um jovem de 19 anos utilizava a internet para descobrir o perfil e a rotina das vítimas.
Eles observavam, principalmente, as fotos para saber como era a casa da família e se a possível vítima fazia viagens para o exterior. “O veículo que possui, a empresa em que trabalha. Tudo isso serve de informação para que os criminosos possam iniciar um levantamento para posteriormente cometer roubos, sequestros e outros crimes”, afirmou o delegado Wilson Negrão.
Você pode selecionar todas as configurações de privacidade que quiser em sites de rede social, mas o fato é que, se você postar alguma coisa, ela tem o potencial de ser vista por alguém que você não quer que veja. Sabe todas aquelas aplicações engraçadas, quizzes e enquetes que você preenche? Um estudo realizado pela Universidade de Virgínia descobriu que das 150 aplicações mais usadas pela rede social, 90% davam acesso a informações desnecessárias ao funcionamento da aplicação. Por isso, quando você se inscrever para descobrir com qual celebridade do seriado de TV você mais se identifica, dará aos criadores da enquete acesso a informações pessoais suas. Não é difícil adivinhar o que acontece a partir daí. 
Rede social é compartilhar, por isso, algo que você pensa estar seguro pode ser facilmente compartilhado de novo, e antes que você perceba, alguém que você nem conhece tem acesso a algo privado. ‘Na dúvida, não poste’ é um bom mote a seguir. E sempre se lembre de que qualquer coisa que você compartilhar tem o potencial de vazar de alguma forma.
O especialista em segurança na internet Altieres Rohr aconselha a utilizar os controles de privacidade das redes sociais. “Qualquer rede social tem controles de privacidade, onde você pode definir quem vai poder ver tal conteúdo, quem vai poder visualizar tais fotos. Dessa forma, só aquelas pessoas que você realmente conhece, que não vão comprometer você de nenhuma forma, terão acesso [ao conteúdo]”, disse Rohr.
Outra crescente nas redes sociais são reclamações de clientes e/ou consumidores externando suas insatisfações com determinados produtos ou serviços sem o menor cuidado ou responsabilidade, muitas vezes expondo e denegrindo a imagem de empresas e até pessoas.
Recentemente, uma consumidora foi condenada a pagar uma indenização de R$ 2000,00 por ter abusado do direito de reclamar, segundo o juiz da 4ª Vara Cível de Brasília. 
“Na primeira instância, o juiz da 4ª Vara Cível de Brasília reconheceu o direito da consumidora de reclamar por redes sociais na internet, mas afirmou que ela ultrapassou limites pela forma como se pronunciou: ‘o exercício do direito de reclamação da ré sofre limitações, uma vez que não pode ser exercido de maneira abusiva. A ré não se limitou a externar sua insatisfação com o serviço, mas fez questão de denegrir a imagem da empresa, atribuindo a seus funcionários condutas desabonadoras e desonrosas’. Os desembargadores da 6ª Turma Cível do TJDFT afirmaram que a consumidora cometeu ‘excesso de linguagem’, e por isso confirmaram a decisão do juiz da primeira instância em decisão unânime.  (Processo: 20140111789662)”.
Por isso, o Procon-SP dá algumas dicas, antes de postar o seu descontentamento:
Cuidado com a linguagem
Não deixe a raiva tomar conta de você no momento de postar sua queixa. Respire fundo e exponha o problema sem usar palavrões e xingamentos. Evite afirmar que a empresa é desonesta ou age de má fé, mesmo se a sua publicação for feita apenas em sua página pessoal; lembre-se: rede social é um ambiente público e o que se posta pode ser visto e compartilhado.
Cerifique-se que a página é oficial
Caso queira entrar em contato com a empresa via redes sociais, o consumidor deve verificar se a empresa possui algum perfil ou página oficial para que a reclamação seja vista pela empresa.
Ao postar a reclamação dentro da página da empresa, não deixe de tirar um print da tela para comprovar o envio da mensagem. Também é possível mandar uma mensagem privada com mais detalhes sobre o ocorrido.
Fique atento aos seus dados
Tome muito cuidado com o fornecimento de dados pessoais e protocolos, evite informar números de documentos, endereço, telefone e dados bancários na página da empresa. As redes sociais são canais públicos e qualquer pessoa poderá ter acesso ao que foi postado. Fornecedores que se utilizam deste canal para atender queixas dos consumidores, normalmente, solicitam dados cadastrais via mensagens privadas; a partir deste contato, ela passa a ser responsável pela privacidade das informações prestadas.
Fontes:
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COLUNISTAS / João Barbosa

Lorenense, formado em Engenharia Química em 1995, pela então Faenquil, hoje EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo), é casado com Joice e possui dois filhos, João Vítor e Gabriel. Desde sua formação, atuou em grandes empresas do ramo alimentício; dentre elas, a Pullman Alimentos (Pão Pullman, como é conhecida), hoje Bimbo do Brasil.

Há alguns anos, buscou a realização de um sonho antigo e transformou-se em Investigador de Polícia da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Atualmente, atua na Divisão de Homicídios do  DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) da cidade de São Paulo-SP.

E como aceitar desafios e ajudar ao próximo é sempre seu objetivo, com ele estaremos “Falando sério”.

“O sucesso nasce do querer. Sempre que o homem aplicar a determinação e a persistência para um objetivo, ele vencerá os obstáculos, e se não atingir o alvo, pelo menos se orgulhará de ter tentado”. (José de Alencar)


barbosajjs@globo.com

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