• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
COLUNISTAS

COLUNISTAS

VÍDEOS
COLUNISTAS / O Lorenense

Reestruturação do Comad representa avanço nas políticas antidrogas do município

10/09/2015

O Comad (Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas) foi reestruturado por meio do novo Decreto Municipal, de número 6871/15, outorgado pelo prefeito Fábio Marcondes em solenidade ocorrida na tarde do dia 1º de setembro, na Casa da Cultura. Na oportunidade, estiveram presentes diversas autoridades e representantes de entidades, envolvidos e interessados no combate aos efeitos das drogas ilícitas em Lorena. 
No mesmo dia, foi eleito em assembleia, como presidente do Conselho, o secretário municipal de Segurança Pública, Cap Elton Ribeiro. O presidente do Comad tem a função de direcionar os trabalhos do órgão, que será composto por representantes do Gabinete do prefeito; das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Esportes; instituições de Ensino Médio e Superior; instituições religiosas, de tratamento de dependência química; além de um grupo de autoajuda. 

“Essa reformulação foi necessária porque o Conselho já existia, mas sem uma participação efetiva de seus membros. Agora, com essa nova composição, a idria é que a atuação dos novos membros seja mais eficiente”, disse o novo presidente, Cap Elton.
O Comad é um órgão vinculado à Secretaria de Saúde, que coordena as ações de prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas. Reporta-se aos Conselhos Estadual e Nacional Antidrogas, diretamente ligados ao Gabinete de Segurança Institucional do Governo Federal.
O Comad foi criado devido ao aumento progressivo do uso indevido de drogas, detectado no mundo todo como um problema crítico, de difícil solução. Há dados comprovados, que relacionam o uso de drogas com alto índice de acidentes, internações hospitalares, evasão escolar, distúrbios de personalidade, entre tantas outras situações evitáveis com políticas preventivas, de saúde e educação, de reinserção social e tratamento como forma de redução de danos.

As ações repressoras, embora muitas vezes necessárias, não são suficientemente eficazes, uma vez que o problema, disseminado na sociedade, tornou-se questão de saúde pública. 
A função do Comad é coordenar, desenvolver e estimular atividades de prevenção, tratamento e reinserção social procurando integrar todos os segmentos sociais, assegurando a maior participação possível dos movimentos comunitários. “Para tanto, entendemos como prevenção a conscientização das pessoas, de forma não moralista ou preconceituosa, mas a somatória de esforços dos poderes constituídos e as forças sociais pelo livramento do tormento do mal do século XXI: as drogas”, finaliza o secretário Cap Elton. 
  

COLUNISTAS / olorenense

MAIS LIDAS