• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Curso de Arquitetura da Fatea renova espaço do Cadevi

15/09/2015

A Fatea (Faculdades Integradas Teresa D´Ávila) entrega nesta terça-feira, 15 de setembro, às 16h, um espaço totalmente renovado para o Cadevi (Centro de Atendimento aos Deficientes Visuais). Cerca de 80 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição planejaram e executaram uma intervenção em sete ambientes. O principal objetivo foi propor melhorias nos espaços, empregando a acessibilidade e a sustentabilidade. 
Após a inauguração, o espaço ficará aberto à visitação de 15 a 17 de setembro, das 16h30 às 18h30.
‘Nosso objetivo é mostrar que a arquitetura pode transformar espaços, criar novos ambientes e possibilitar diversas soluções criativas com baixo custo e sensações renovadas’, explica o coordenador do curso e do projeto, arquiteto e prof. Me. José Ricardo Flores Faria.
Reforma
Foram montadas sete equipes, cada uma responsável por uma área: fachada principal, pátio coberto e refeitório, jardim sensorial e o mini-museu sensorial, brinquedoteca, sala de professores, diretoria e sala de aula e de leitura. 
As obras envolveram intensamente professores e alunos de duas turmas do 3o ano do curso. No último mês da reforma, quatro professores deram aulas no canteiro de obras, de segunda à quinta-feira. De sexta a domingo, foram realizados plantões com outros seis professores revezando.
Jardim sensorial
O objetivo de um jardim sensorial é aguçar todos os sentidos do corpo humano, com diversos recursos paisagísticos: tato, paladar, olfato, audição e visão. A ideia proposta seguiu essa premissa, buscando criar uma linguagem simples, confortável, funcional e principalmente segura e pensada para atender todas as pessoas portadoras de necessidades especiais (PPNE).
Foi adotada uma forma circular, que remete a um globo ocular. No centro, representando a retina, há uma área de encontro com uma pequena fonte no centro para sensações auditivas, possuindo plantas aquáticas, que possibilitam aguçar sensações táteis, além de promover o relaxamento e equilíbrio. No trajeto a ser percorrido, há um tapete de elementos para aguçar sensações táteis com os pés e o outro lado para aguçar sensações olfativas, táteis e até visuais.
A rampa de acesso coberta, ligada ao museu, é seguida por um jardim vertical, conferindo um caminho de sensações táteis e olfativas, como um túnel sensitivo.
Cadevi
Localizado na Vila Cristina (bairro mais conhecido como Ponte Nova), em Lorena, o Cadevi atende cerca de 30 alunos, de Lorena e cidades vizinhas. De crianças a adultos, eles são portadores de algum tipo de deficiência visual, em diferentes graus.
Casa Real
A Casa Real é um evento que acontece a cada dois anos, durante o Congresso Integrado do Conhecimento da Fatea, dentro das disciplinas de Projeto Arquitetônico e Projeto Urbanístico e Paisagístico, do curso de Arquitetura e Urbanismo. 
Em 2013, a ação foi no Lar de Idosos Vila Vicentina. O projeto fez a revitalização de oito diferentes ambientes no Lar: seis em áreas internas e dois em áreas externas, com interferências de fachada e paisagismo.

MAIS LIDAS