• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
COLUNISTAS

COLUNISTAS

VÍDEOS

A aprendizagem na terceira idade

18/09/2015

Aprender é uma atividade que faz parte da vida de qualquer ser humano. O que é contrário à idéia de que, depois de adultos, não temos mais o que aprender. Isso que cria um grande obstáculo.
A Andragogia, que é a especialidade de ensinar adultos, valoriza a experiência de vida que as pessoas trazem. Ela parte do princípio que o aluno adulto aprende com seus próprios erros e tem plena consciência dos seus objetivos.
Crianças e adultos aprendem de formas diferentes. Portanto, são necessárias abordagens diversificadas para que ocorra qualquer tipo de aprendizagem para pessoas idosas.
Adultos com um autoconceito positivo são mais motivados a aprender e a buscar experiências novas.
O adulto possui habilidades que facilitam sua aprendizagem. Por exemplo, ele procura aprender por sua livre escolha, ele não está numa sala de aula por obrigação.  Outro fator é a motivação de estar ativo e responsável por sua própria aprendizagem, questionando as informações sem passividade. 
O adulto pode ser responsável junto com o professor pelo planejamento e avaliações. Essa forma de participação faz com que o idoso se sinta mais participante e motivado.
Nas pessoas idosas, existe certa ansiedade frente a novas experiências e principalmente ao fracasso.  Por isso, as atividades devem ser seqüenciadas, para que o aluno possa ter sucesso nas primeiras atividades e assim sucessivamente. Isso aumentará a confiança e a motivação.
Para o idoso, o cumprimento de um objetivo reforçará novas aprendizagens e proporcionará um sentimento de realização.
O idoso, quando se vê preparado para novas aprendizagens, sente-se mais útil e com possibilidades de enfrentar os problemas da sua vida pessoal e social. 

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS