• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS

A depressão pós-parto

15/10/2015

A depressão pós-parto é um transtorno que ocorre após o parto, trazendo alterações de humor.
Os sintomas mais frequentes são: 
– Humor deprimido com frequência.
– Fadiga, falta de energia.
– Desinteresse e pouco prazer nas atividades.
– Capacidade reduzida de pensar e tomar decisões.
– Sentimentos negativos e de inutilidade.
– Agitação, insônia.
– Choro excessivo.
Isso acontece devido às oscilações hormonais decorrentes desse período. Algumas mulheres passam por sintomas mais intensos, dando origem à depressão.
Outros fatores também podem desencadear a depressão, como noites sem dormir, a falta de experiência para cuidar de um bebê, o sentimento de incapacidade para cuidar do recém-nascido, o aumento das responsabilidades, as mudanças no corpo e outros.
A depressão pós-parto, se não for tratada com seriedade, pode afetar o vínculo mãe-filho. Filhos de mães com depressão pós-parto não tratada convenientemente terão com mais facilidade problemas de comportamento, dificuldades para comer, dormir, atrasos na linguagem, crises de birra e dificuldades de relacionamento.
A depressão não tratada pode tornar-se crônica. É importante a busca de um profissional que possa oferecer suporte emocional e ajuda na resolução de problemas. Em alguns casos, é necessário o uso de medicamentos.
É importante também que a mãe procure uma forma de vida saudável, com alimentação rica e equilibrada, evite o álcool e o fumo, procure atividades que tragam prazer e evite o isolamento.

COLUNISTAS / Meg Lorenzo Castilho

Margarida Maria de Lorenzo Castilho Nunes é psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade, professora de pós-graduação de Psicopedagogia, brinquedista (criadora da Brinquedoteca do Clube Comercial de Lorena), especializando-se em Neuropsicologia.  Em sua clínica, realiza atendimento psicológico e psicopedagógico para crianças, adolescentes, adultos e idosos.


meglcnunes@yahoo.com.br

MAIS LIDAS