• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
COLUNISTAS

COLUNISTAS

VÍDEOS
COLUNISTAS / O Lorenense

Prefeitura e Acial buscam parceria de comerciantes para decoração natalina

23/10/2015

1

Prefeito Fábio Marcondes afirma que Prefeitura não tem condições de custear as despesas devido aos cortes de repasses do Governo Federal e Estadual

Há mais de dois meses para o Natal, a Prefeitura e a Acial (Associação Comercial, Industrial, Autônomos e Liberais de Lorena) buscam unir esforços com comerciantes centrais para promover um Natal Iluminado às famílias lorenenses.

Na semana passada, o prefeito Fábio Marcondes reuniu-se com o presidente da Acial, Sérgio Rocha, na presença da secretária de Cultura, Mila Trepicho, do presidente da Câmara Luiz Francisco (Luizão), dos vereadores PM Souza e Marcelinho Alvarenga, e de apenas três comerciantes para discutir o tema em questão. Na ocasião, foram expostas todas as dificuldades da Prefeitura e da Acial em promoverem o Natal Iluminado com recursos próprios.

Segundo o presidente Sérgio Rocha, apesar da pouca participação dos comerciantes, mais de 500 comerciantes do Centro foram convidados por carta a participar da reunião, independente de serem sócios da Acial ou não, além de terem sido enviados e-mails e divulgado em redes sociais. A iniciativa, de acordo com a Prefeitura, busca valorizar o comércio local no período natalino.

“A Acial busca levar o que há de melhor no Natal para a nossa cidade, por isso se une com a Prefeitura, para que o comércio se mobilize e atraia a família para a Praça”, diz Sérgio Rocha.

1

O prefeito Fábio Marcondes elogiou a iniciativa da Acial de buscar, junto à Cultura e aos comerciantes, atrair os lorenenses para as ruas em uma festa tradicional e afirmou que a Prefeitura não tem condições de arcar com as despesas.

“Estamos trabalhando com um déficit orçamentário, pois houve a diminuição do repasse do Governo Federal e Estadual, e a queda na arrecadação de impostos. Não gastamos nada a mais do nosso orçamento; porém, para isso, tivemos que fazer várias ações de contenção de gastos, como corte de estagiários, diminuição da limpeza pública, diminuição da carga horária trabalhada, entre outras. Por isso não temos condições de arcar com as despesas do Natal e pedimos a contribuição dos comerciantes, já que o retorno a eles pode ser positivo, em atrair o público para a proximidade de suas lojas”, falou o prefeito.

Assim como no ano passado, a Secretaria de Cultura busca patrocínios e apoiadores. Até o momento, o Banco do Brasil aceitou patrocinar a festa, com a contribuição de R$ 10 mil, o que ainda seria insuficiente para os gastos. “Precisamos unir forças com a Acial e com os comerciantes do Centro por um único objetivo, o de oferecer um Natal melhor às famílias lorenenses”, disse a secretária Mila Trepíchio.

Em contrapartida, a Prefeitura irá colaborar com a tradicional Casa do Papai Noel, mão-de-obra, pintura de guias da região central e reforma dos bancos da rua Principal.

COLUNISTAS / Redação

MAIS LIDAS