Ingredientes:
– 200 g chocolate amargo (picado)
– 250 g manteiga (em temperatura ambiente)
– 200 g açúcar mascavo
– 4 ovos
– 1 xícara de farinha de trigo
– ¼ colher de chá de fermento em pó (fermento químico)
– 1/3 xícara de cacau em pó
– 150 g de macadâmia (picadas grosseiramente)
– açúcar de confeiteiro (para polvilhar)
Modo de fazer:
Aquecer o forno na temperatura de 180ºC. Colocar o chocolate e a manteiga em uma panela e levar ao fogo em banho maria, mexendo bem, até que a mistura fique homogênea.
Colocar o açúcar, os ovos a farinha de trigo, o fermento, o cacau em pó e a mistura de chocolate com manteiga que foi ao fogo, tudo em uma vasilha grande e misturar muito bem. Acrescentar as macadâmias picadas e misturar levemente.
Despejar a mistura em uma forma retangular, forrada com papel-manteiga. Levar ao forno por 30-35 minutos.
Deixar esfriar e cortar no formato desejado. Polvilhar com açúcar de confeiteiro e decorar com macadâmias. Servir.
Receita enviada pelo chef Clayton Castro
Clayton Castro tem 37 anos, é advogado, funcionário público e chef de cozinha. E, principalmente, nascido e criado em Lorena, cidade da qual já está há algum tempo longe, mas que ainda faz parte de sua vida, com familiares e muitas histórias…
Quando viu o Portal “O Lorenense”, decidiu aproveitar a oportunidade para poder colaborar com receitas e dicas… Já participou de alguns programas de TV e publicações em jornais, blogs e revistas… E agora, quer dividir ideias, projetos e opiniões com seus conterrâneos.
Atualmente, além de funcionário público e advogado, é chef de cozinha e leciona no IGA (Instituto Gastronômico das Américas) de Sorocaba. “Penso que posso levar ao público dicas, informações e diversas receitas fáceis, rápidas e muito saborosas”, registra.
Clayton participa também de um dos maiores portais de gastronomia e culinária do Brasil, como membro do conselho consultivo e autor de diversas receitas e interpretações, o qual pode ser acessado pelo endereço: gastronomianobrasil.com.br.
Em Lorena, morava no bairro Nova Lorena, estudou na Escola Gabriel Prestes e no Colégio São Joaquim, além de ter feito parte da turma inaugural do Colégio Drummond, até ingressar na faculdade. Cursou Direito no Unisal, no já longínquo ano de 2000, quando então mudou-se para São Paulo para exercer a Advocacia. Por lá, após anos de militância, ingressou no Serviço Público do Estado (onde ainda se encontro), sendo que após 10 anos de São Paulo, mudou-se para Sorocaba, onde vive até hoje.
“Como a gastronomia sempre fez parte da minha vida, nesse tempo todo, acabei por desenvolver uma maior paixão por isso tudo e resolvi estudar mais a fundo todo esse universo maravilhoso. Assim, me formei chef de cozinha e hoje divido o tempo entre o direito e a gastronomia, fazendo e participando de eventos e lecionando no Instituto Gastronômico das Américas. E é com muito orgulho que participo desse novo projeto, o Portal ‘O Lorenense’, o qual tem tudo para crescer cada dia mais, rumo ao sucesso que o trabalho dedicado e intenso premia”, registra Clayton.
Obrigado, chef lorenense Clayton Castro! Bem vindo ao nosso Portal de Notícias!
E-mail:chefclaytoncastro@gmail.com
Facebook: clayton.castro.14
Twitter: @cmrac2004