• SANTA CASA SECUNDARIO

FOTOS
VÍDEOS
EDITORIAS / Saúde

Inaugurado o Centro de Esterilização Animal

10/12/2015

12313640_568433116659200_5796520946743055720_n

Foi oficialmente apresentado à imprensa e comunidade, nesta terça-feira, 8 de dezembro, o Centro de Esterilização Animal (CEA), construído na avenida Eugênio Borges – Vila Cida.

Segundo a Prefeitura de Lorena, o Centro de Esterilização Animal é um local exclusivo para esterilização cirúrgica de cães e gatos de rua e domésticos. O CEA não é um abrigo para animais abandonados e não realiza atendimento clínico e emergencial de animais.

O agendamento pode ser feito apenas de forma presencial, pelo dono do animal, de segunda à sexta, das 8h às 12h, na Secretaria de Saúde. No momento do agendamento, é necessária a apresentação dos documentos do dono do animal e comprovante de residência. Os atendimentos começam a ser realizados na segunda-feira, 14 de dezembro. O CEA tem capacidade para atender até 10 animais por dia. O número de atendimentos por mês vai depender da demanda.

ac70f06a-140b-4663-b639-ec4f4ab3dce0

Preparação para a cirurgia

A Prefeitura esclarece que cães e gato precisam de preparação especial para o dia da cirurgia: o animal deverá estar em jejum, mas é liberado no mesmo dia. As cirurgias acontecerão de segunda à sexta, das 8h às 12h.

Cirurgia sem custo

As cirurgias no CEA não serão cobradas. O proprietário do animal pagará somente o microchip que será inserido no animal, no momento da cirurgia. Entidades de proteção animal e população de risco e vulnerabilidade social estarão isentas da cobrança, afirma a administração municipal.

Animais de rua

Para controlar o atendimento aos animais de rua, a identificação destes animais que ainda não passaram pela castração será feita em parceria com entidades de proteção animal. Em Lorena, quem realiza este trabalho voluntário é a UPA (União Protetora dos Animais).

Por que devo castrar meu animal?

– Estudos comprovam que animais castrados vivem mais.

– Animais castrados não têm risco de desenvolver câncer de próstata, e as fêmeas ficam mais protegidas contra o câncer de mama.

– Provoca diminuição de agressividade, marcação de território por urina, fugas frequentes e latidos excessivos.

– Evita gestação não planejada pelo dono, ninhada abandonada, resultando em menos cães e gatos nas ruas.

– Um casal de cães cruzando duas vezes ao ano pode originar 67 mil outros cães em apenas seis anos.

MAIS LIDAS