Foi uma bela festa, com casa cheia, mas o São José foi superado pelo Canoas no tie-break
Um evento esportivo inédito em Lorena. Ginásio Poliesportivo do Clube Comercial de Lorena lotado para o jogo entre São José e Canoas, partida válida pela 9ª rodada da Superliga Nacional de Vôlei. O clima era de festa. E o sábado, 12 de dezembro, vai ficar marcado para sempre na história de Lorena e do CCL: foi a primeira vez que a cidade sediou uma partida da Superliga de Vôlei. Também foi a realização do sonho do atleta Fabrício Finotti Dias, o oposto “Lorena”, do São José Vôlei: jogar profissionalmente contando com a torcida de sua cidade natal, cujo nome ele leva pelo mundo todo. Além disso, outro marco importante: os lorenenses prestigiaram em peso este acontecimento e o Ginásio CCL registrou o maior público pagante do São José Vôlei. O Ginásio só não esteve mais lotado devido à forte chuva, que caiu logo antes do início da partida.
Coletiva de imprensa na véspera
Na sexta-feira, dia 11, véspera do jogo, foi realizada coletiva de imprensa do Eco Valle Shopping. Presentes, estavam o gestor do São José Vôlei, Fernando Basílio; o atleta Fabrício Dias – “Lorena”; o gerente de Esportes do Clube Comercial de Lorena, Dudu Cardoso; e o secretário de Esportes da cidade, Roberto Bastos – Totô.
“Lorena” fez questão de registrar seu agradecimento ao Clube Comercial, à Prefeitura de Lorena e ao São José Vôlei. Disse que era uma grande alegria de poder realizar seu grande sonho, jogando em sua cidade, profissionalmente, pela primeira vez.
O jogo
Em quadra, o jogo foi acirrado. O São José foi empurrado pela torcida lorenense, que vibrava como se joseense fosse. Em troca, o São José jogou com muita raça, mas foi vencido no tie break pelo time de Canoas, que fechou a partida em 3 sets a 2, com parciais de 23×25 / 25×18 / 25×22 / 24×26 / 12×15.
1º set – Canoas leva a melhor
O São José começou com Lorena, Diogo, Rodriguinho, Mário Júnior, Alberto, Cristian Polaco e Brunão. Lucas Salim, Alemão e Hugo também contribuíram. Os maiores pontuadores do jogo foram Lorena e Diogo, ambos com 23 pontos.
O time do Vale do Paraíba entrou concentrado, com Lorena no saque. Os primeiros momentos do jogo foram de muita vibração, de uma torcida extasiada com a presença do filho ilustre da cidade. No placar, o São José faz o dever de casa: começou na frente e assim se manteve até o décimo ponto, quando o Canoas empatou. Mas não demorou muito e o São José se impôs novamente na partida, colocando dois pontos de vantagem (13×11). O São José abriu vantagem (19×17) e, no block de Brunão e Polaco, ampliou. Canoas pediu tempo, o jogo voltou a ser acirrado e o São José levou virada de Canoas, que passou à frente e fechou em 25×23.
2º set – São José empata
No segundo set, o jogo foi mais uma vez acirrado, mas a torcida jogou junto, empurrou o time, vibrando, cantando, e o São José fez 6×4. Brunão vem na bola curta, crava o dele e as equipes vão para o primeiro tempo técnico (8×6). Diogo sobe e também faz o dele em pancada pela entrada de rede (10×7). O São José se posiciona no jogo e abre a melhor vantagem até aqui (14×10).
As equipes vão para o segundo tempo técnico em (16×10). Joseenses passam a impor seu jogo, à frente seis pontos (16×10), ponto alto da partida para o time do capitão “Lorena”. Alberto dá pancada pelo meio e vem mais pancada com Diogo na saída de rede (21×17). Ace de Diogo e a galera faz barulho: 22×17, 23×18, 25×18, em 27 minutos de jogo.
3º set – São José vence seu segundo set
O terceiro set começa bom para o São José, mas em erros de saque e alguns descuidos, o time adversário vira e abre pequena vantagem (8×10). O São José se reorganiza, não deixa barato e encosta (9×10). Mais uma vez, o time de São José cai de rendimento e o adversário abre 3 pontos (11×14).
O técnico Leo Carvalho, do São José, pede tempo e põe ordem na casa. O time volta melhor, encosta de novo (13×14) e, no erro do adversário, empata (15×15) e passa: 16×15, 17×15, 18×16, 22×20. O Canoas empata no vigésimo segundo ponto e Leo Carvalho pede tempo novamente. Cristian Polaco vai para o saque, força, Lorena e Brunão pegam no bloqueio e é set point para o São José (24×22). Canoas pede tempo. Polaco ainda no saque e a galera pede ace! Tem rali, mas Diogão dá uma pancada no canto e fecha: 25×22.
4º set – Jogo empatado novamente
O quarto set começa e não poderia ser melhor: o saque é de Lorena e é ace! A disputa é acirrada novamente (2×2) e Diogo vai para o saque forçado. O jogo tem rali, Lorena não perdoa e, na saída de rede, força como pode e fica tudo igual (5×5). Rodriguinho vai para o flutuante, um saque difícil para o adversário, mas a bola não volta, mais um rali e o adversário fica no bloqueio de Lorena, que vibra muito: 8×6, 9×6, 10×7… e o técnico Marcelo (do Canoas) pede tempo.
São José abre 3 pontos com Diogão pelo meio. E o São José ataca sem parar, mas dessa vez, o que funciona é o block de Brunão e Lorena (15×13).
As equipes vão para o segundo tempo técnico (16×14). O jogo é acirrado e a torcida grita. Diogo não desperdiça e crava no centro da quadra do adversário. O jogo fica igual no décimo oitavo ponto e, no apito de invasão do São José, Canoas passa (18×19). O técnico Leo Carvalho pede tempo.
Na volta, Lorena faz o seu jogo naquele estilo, na pancada forte, e a galera vibra. Rodriguinho, na disputa em rede, supera o adversário, pra delírio da galera (20×20). Canoas passa (21×23). São José diminui (22×23), entra Hugo e fica tudo igual (23×23).
Final tenso, Canoas tem o set point e depois o São José tem a vantagem (24×24), mas o Canoas concretiza a vitória no set, em 24×26.
Tie-break define a vitória do Canoas
Os times vão para o set decisivo e o cenário é o mesmo, de equilíbrio e disputa ponto a ponto: 4×4, 5×5. Canoas abre. Rodriguinho vai para o viagem, Lorena explora o bloqueio é está tudo igual (7×7) quando, no block de Brunão, o São José passa (8×7) e as equipes trocam de lado.
Lorena fica no bloqueio (8×8), o jogo fica nervoso. O time de Canoas abre, mas o São José não desiste (9×12). O jogo vai a 11×13 no ace de Brunão e Canoas pede tempo, volta determinado e fecha em 12×15.
Homenagem para “Lorena”
Ao final da partida, “Lorena” foi homenageado pela presidente do Clube Comercial, Maria Inez Vieira; pelo vice-presidente e diretor de Esportes, Serginho Euzébio; além de amigos e familiares. Entre os amigos presentes, estava seu primeiro técnico de vôlei, Francisco Duarte (Chico), além dos amigos que jogavam com ele em sua primeira equipe nesta modalidade, quando ele representava o CCL, cerca de vinte anos atrás.
A presidente Maria Inez Vieira entregou a ele placa com os seguintes dizeres:
“Nesta singela homenagem, o nosso reconhecimento a você, Fabrício Finotti Dias, por levar o nome de Lorena a todas as partes do mundo. Nosso agradecimento por ser um dos maiores talentos esportivos de todos os tempos da história da cidade. Uma honra e um orgulho para nós, em especial, por ter iniciado sua trajetória no vôlei do Clube Comercial de Lorena. Muito obrigado por nos proporcionar tantas alegrias!”
Após a homenagem, Fabrício foi bastante assediado pelos torcedores, que fizeram uma bonita festa na arquibancada. “O resultado não foi como esperávamos, mas estou muito feliz de ter realizado um jogo profissionalmente na minha cidade, no clube onde joguei voleibol pela primeira vez. Quero agradecer a todos que tornaram esse sonho possível”, finalizou o capitão da equipe joseense.
Com certeza, um dia inesquecível para o Clube Comercial e para Lorena.
Elenco – São José Vôlei
Centrais: Alberto, Everton, Brunão, Junior e Gladstone
Opostos: Lorena, Alemão
Ponteiros: Diogo, Hugo Hamacher, Cristian Poglajen, Eduardo Bidá
Levantador: Rodriguinho, Lucas Salim
Líberos: Mario Junior, Matheus Oliveira
Técnico: Leonardo Carvalho
Auxiliar Técnico: Fabrízio Capello
São José Vôlei
O São José Vôlei é uma equipe de alto rendimento, que disputou a Superliga 2014/2015, depois de conquistar a vaga com o título da Superliga B 2014. A vaga na Superliga 2015/2016 foi conquistada em seletiva com outras quatro equipes, disputa em que o São José Vôlei sagrou-se campeão.
A maior parte dos recursos para manutenção da equipe é proveniente da Prefeitura de São José dos Campos. Outra parte é derivada de empresas apoiadoras, como o Colégio e Curso Poliedro, por meio da Lei de Incentivo Fiscal – LIF.
Hoje, o São José Vôlei executa um plano estratégico de marketing e negócios que prevê captação de patrocínio e implantação de ações que eleve sua autonomia com recursos privados em pelo menos 50% para a temporada 2015/2016 e alcance 100% na temporada 2016/2017.
Se depender dos lorenenses, vai chegar lá…
Mais fotos no álbum: http://olorenense.com.br/album/superliga-nacional-lorenenses-prestigiam-e-o-ginasio-do-clube-comercial-registra-o-maior-publico-pagante-do-sao-jose-volei/
Na última quarta-feira, 27 de março, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI Adulto) da Santa Casa de Lorena recebeu o Selo “UTI Eficiente 2024”, concedido pela Associação Brasileira de Medicina […]
Começa nesta segunda-feira (25), a campanha de vacinação contra a Influenza. Ao contrário dos anos anteriores, a partir de 2024, a campanha exigirá a apresentação da CADERNETA DE VACINAÇÃO, além […]
Nasce um time sensacional! Na manhã deste sábado, 23 de março, aconteceu o primeiro treino da @familiafutsaldown. O próximo treino já está marcado: 6 de abril, às 9h, na quadra […]
As aulas dos 11 cursos de capacitação gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Lorena, por meio do Fundo Social de Solidariedade, seguem a todo vapor. Um exemplo são as turmas do […]
O Rio de Janeiro não é para amadores. Neste sábado, a sensação térmica em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, atingiu o maior valor da série histórica, chegando […]
A CCR RioSP realiza entre os dias 28 de março e 1 de abril, feriado de Páscoa, uma operação especial de orientação e atendimento ao motorista em viagem pela Via […]
Devido à Semana Santa, nos dias 28 e 29 de março, o expediente municipal em Lorena será alterado. Confira o que abre e o que fecha nesses dias: ✅ Paço […]
Nos dias 19, 20 e 21 de abril, acontece em Lorena a 1ª edição da FLLOR – Festa Literária Lorenense. Em homenagem a Péricles Eugênio da Silva Ramos, o evento […]
O assassinato cruel da jovem lorenense Elda Mariel Aquino Fortes, de apenas 29 anos, chocou e abalou a cidade no último sábado, 16 de março. Desde então, Luiz Guilherme Costa […]
Nesta segunda-feira, 18 de março, a Santa Casa de Lorena participou da 2ª Oficina de Regionalização da Saúde – Macrorregional de Taubaté, reforçando o compromisso da instituição com o aprimoramento […]