Dr. Braga diz que já há suspeitas dos autores e também fala sobre o motoboy desaparecido em Guará, que foi encontrado morto em Lorena; e sobre o homicídio no Parque Tabatinga, no domingo.
A notícia por si só já é cruel. Mas às vésperas do Natal – e quando a vítima reunia em sua casa presentes para entregar às crianças da igreja de sua comunidade – fica ainda pior. Maria de Lourdes dos Santos, 57 anos, moradora do bairro Sertão Velho, na Estrada Municipal do Pinhal, foi encontrada morta pela Polícia dentro de sua própria casa nesta quarta-feira, 23 de dezembro. Maria de Lourdes morava sozinha e foi vítima de bandidos que tentaram arrombar a porta de sua casa. Como não conseguiram, atiraram pelo vitrô da porta da dona da casa, atingindo seu abdômen. Um tiro que foi mortal.
A porta tinha sinais claros de tentativa de arrombamento. Pelo chão, da cozinha até a sala, muito sangue, evidenciando que a vítima rastejou pela casa após ser atingida, e morreu antes que alguém conseguisse socorrê-la.
O irmão da vítima e outros moradores vizinhos tentaram socorrê-la, mas não conseguiram entrar na casa também. Sobre a motivação do crime, a Polícia investiga se a intenção dos autores era roubar ou simplesmente matar a vítima. Aparentemente, os criminosos deixaram o local imediatamente após o disparo, não adentrando o interior da casa, e nada foi subtraído do local.
Populares, com grande temor de se identificar, informaram à Polícia que na noite anterior ao crime, uma motocicleta com dois indivíduos foi vista circulando pelas redondezas. Segundo o delegado titular do Município, dr. Ernani Ronaldo Giannico Braga, as investigações já estão avançadas, com os autores praticamente identificados. Eles estariam praticando crimes na zona rural de várias cidades da região, inclusive tendo feito pelo menos uma outra vítima fatal.
Motoboy desaparecido é encontrado morto
Sobre o motoboy desaparecido de Guaratinguetá, que era procurado pela família, dr. Braga explicou que ele desapareceu de sua cidade e seu corpo foi encontrado nesta terça-feira, 22 de dezembro, na conhecida como “Estrada da Bomba”, em Lorena, sentido Canas.
“Até o momento, não se sabe a causa da morte, mas há grande possibilidade de ter sido uma morte causada por ele mesmo, como uma overdose ou algo assim”, diz dr. Braga, que acrescenta que o corpo foi reconhecido pela família. “Ele foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Guaratinguetá, mas não há até agora o resultado da necropsia. Contudo, o corpo não apresentava sinais de violência”.
Homicídio passional no Parque Tabatinga
Dr. Braga também falou sobre o homicídio ocorrido no domingo, 20 de dezembro, por volta das 22h10, na rua Albano José, Parque Tabatinga. A vítima fatal: Ulisses Gabriel Simão, 23 anos, que residia na mesma rua onde foi morto; era um rapaz trabalhador e que não tinha nenhum envolvimento com crimes. O amigo de Ulisses, D.I., 15 anos, que estava com ele na hora do assassinato, também foi atingido e continua internado, recuperando-se dos ferimentos, embora não corra risco de morte.
Segundo dr. Braga, tudo aconteceu porque um rapaz chamado Isac se desentendeu com Ulisses, por ciúmes de uma ex-namorada. Eles chegaram a se agredir, mas um amigo de Ulisses separou a briga.
Após o ocorrido, Isac teria ido a um carrinho de lanche no Bairro da Cruz, enquanto Ulisses foi à casa do amigo D.I., na mesma rua onde mora. Ulisses e D.I. sentaram-se na calçada para conversar. Foi quando Isac voltou, em sua moto, com um rapaz ainda não identificado na garupa. Eles se aproximaram devagar, mas não pararam a moto. Quando chegaram perto dos dois rapazes na calçada, o homem que estava na garupa atirou. Na sequência, eles fugiram.
Ulisses levou dois tiros e morreu antes de chegar ao Pronto Socorro. D.I. ainda tentou correr para dentro de casa, mas foi atingido por um disparo.
“O mentor do crime, de prenome Isac, que também é um dos autores do homicídio, está com mandado de prisão temporária decretado, encontrando-se foragido, possivelmente no distrito de Campos Novos, na cidade de Cunha. Quanto ao coautor do crime, estão sendo feitas diligências com o objetivo de identificá-lo”, esclareceu dr. Braga.
Homicídio no Bairro da Cruz
A respeito de homicídio ocorrido na rua Carlos Gomes, Bairro da Cruz, há cerca de três semanas, o delegado conta que os dois autores do crime já foram identificados e estão com mandados de prisão expedidos. Um já está preso; o outro permanece foragido.
21 homicídios em 2015
O ano ainda não acabou – e infelizmente, por tradição, os últimos dias do ano costumam ser violentos –, mas até o momento, dr. Braga diz que foram contabilizados 21 homicídios em Lorena, neste ano de 2015. Destes, cerca de 14 ou 15 ligados ao tráfico de drogas; os demais, crimes passionais e outros por brigas de motivos fúteis.
“Mesmo com parcos recursos humanos na Polícia Civil, praticamente todos os homicídios já foram esclarecidos pela nossa equipe e os autores dos crimes identificados”, registra o delegado.
Menores são pegos no crime e voltam às ruas tranquilamente
Enquanto este Portal de Notícias entrevistava o delegado dr. Braga, no final da tarde desta quarta-feira, dia 23, a Polícia Militar chegou à Delegacia da Vila Geny com dois menores, praticamente crianças, mas já bastante conhecidos nos meios policiais: um loiro e um moreno. Dessa vez, eles foram pegos em flagrante pilotando uma motocicleta sem habilitação, óbvio, pois ambos são menores.
O loirinho, de 13 anos, segundo a Polícia Civil, é suspeito de fazer a distribuição de drogas em praticamente todos os pontos de tráfico no Bairro da Cruz. O moreno que estava com ele tem cerca de 14 anos e também já é velho conhecido da Polícia.
Somente nos últimos seis meses, eles foram pegos em flagrante diversas vezes, cometendo infrações que incluem o tráfico de drogas e furtos. Porém, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), os menores só ficam apreendidos quando cometem infração que envolva violência ou grave ameaça.
Portanto, a tarde deste dia 23, provavelmente, terá sido apenas mais um dia em que a Polícia Militar os flagrou cometendo infrações, a Polícia Civil registrou o Boletim de Ocorrência e depois eles foram liberados novamente, para fazer pelas ruas o que bem entenderem.
Nos últimos dias, foram 2 foragidos da Justiça localizados e capturados por equipes da Rocam, da Polícia Militar de Lorena. O primeiro registro foi no sábado, feriado de 7 de […]
A Guarda Civil Municipal de Lorena está ampliando os canais de comunicação com os moradores. A partir desta semana, já é possível utilizar mais uma ferramenta para acionar os serviços […]
Confira, no edital, as datas de correições ordinárias periódicas nas unidades policiais de Lorena, referentes ao segundo semestre de 2019: Edital de Correição Ordinária Periódica Nº 002/2019
Nesta segunda-feira, 19 de agosto, homens armados invadiram a Área II do Campus da USP de Lorena – Escola de Engenharia de Lorena (EEL), no bairro Santa Lucrécia. Eles chegaram […]
A Seção de Comunicação Social do 5º Batalhão de Infantaria Leve, por ordem do Comando, informou aos moradores do Bairro da Cruz e regiões próximas que ocorrerá Exercício Operacional, começando […]
Em época de férias, vale lembrar: soltar pipa com cerol ou linha chilena é crime. Mais do que isso, é questão de cidadania e de saúde pública orientar crianças e […]
Ainda neste mês de junho, terá início a instalação de nove câmeras de videomonitoramento na Praça Arnolfo Azevedo e no Calçadão, região central da cidade. O sistema de monitoramento contará […]
Nesta segunda-feira, 20 de maio, policiais militares da Rocam faziam operação de combate ao tráfico de drogas no bairro Brisas do Campo quando, por volta das 17h, receberam denúncia anônima […]
Guarda Civil Municipal recebeu, nesta semana, equipamentos radiocomunicadores para atuação dos agentes de segurança da Prefeitura. De acordo com a administração municipal, foram investidos R$ 226 mil de recursos municipais, […]
Confira, no edital, as datas da correição ordinária periódica nas unidades policiais de Lorena, referente ao primeiro semestre de 2019: Edital de Correição Ordinária Periódica N°001/2019