Sol, férias escolares e horário de verão. Combinação perfeita para a diversão da criançada, que aproveita o período para soltar pipas e, em algumas cidades, balões festivos.
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, alerta sobre os riscos e proibições que devem ser levados em conta na hora da brincadeira, já que, além de poder provocar o desligamento da rede, acidentes graves podem ocorrer. Além disso, a soltura de balões é crime ambiental.
“A diversão fica ainda mais prazerosa quando não se descuida da segurança e, por isso, é imprescindível que crianças e adolescentes evitem empinar pipas próximo à rede elétrica e escolham praças, campos abertos e parques”, diz Marcos Scarpa, relações institucionais da concessionária.
Para se ter dimensão dos problemas que pipas e balões podem causar, de acordo com levantamento da EDP, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registradas mais de 7.500 ocorrências nos 28 municípios da área de concessão. Como consequência, 710 mil clientes tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido.
Guarulhos (2.311), Itaquaquecetuba (1.004), Mogi das Cruzes (525), São José dos Campos (416) e Suzano (747) lideram o ranking de cidades com os maiores números de incidências de tal natureza. Nestes casos, as equipes da Distribuidora foram deslocadas para fazer a limpeza da fiação e restabelecer o fornecimento da energia interrompida por danos na rede elétrica.
Para evitar que os clientes não sofram com a interrupção no serviço, a EDP orienta sobre os perigos de empinar pipas e soltar balões próximo à rede elétrica:
– A prática de soltar balão é crime previsto no Código Penal e na Lei de Crimes Ambientais. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões gera reclusão de um a três anos, multa, ou ambas as penas.
– Se o balão cair sobre uma subestação, os danos poderão ser de grande proporção, tendo como consequência a interrupção de energia para um grande número de clientes.
– Alguns materiais utilizados na confecção de pipas são condutores de energia e aumentam o perigo quando em contato com a rede elétrica. Rabiolas feitas de fita VHS ou cassetes são alguns exemplos.
– O uso de cerol (pó de vidro com cola) é proibido e pode acarretar em pagamento de multa pelo responsável. O cerol é um risco para motociclistas e pedestres e, também, oferece perigo no contato com a rede de energia.
– Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O “lança-gato” (pedra presa a uma linha) ou qualquer outro item condutor de energia não devem ser lançados.
– Empinar pipas em locais como lajes e muros deve ser evitado. A proximidade com a rede elétrica aumenta o risco de acidentes.
– É expressamente proibido invadir as subestações da EDP para recuperar pipas e balões. Esses locais são energizados e somente pessoas autorizadas podem entrar nas estações.
– Um acidente causado por descarga elétrica pode deixar sequelas como queimaduras e até causar a morte.
Vale lembrar que, em caso de qualquer anormalidade na rede da distribuidora, os consumidores devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, por meio do telefone 0800 721 0123, que funciona 24 horas e com ligação gratuita.
A Defesa Civil informou que foram mais de 120 mm de chuva em um período de cerca de 5 horas, no final da tarde e noite desta sexta-feira, 10 de […]
A Secretaria de Obras e Planejamento Urbano está reformando a Praça Capitão Mór Manoel Pereira de Castro, mais conhecida como “Praça do Rosário”. Segundo a Prefeitura, trata-se de uma reforma […]
Militares do 5º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) de Lorena estão ajudando na distribuição de mantimentos na Escola Municipal Professora Guiomar Aparecida da Conceição Sousa, em Boiçucanga.
Pra quem já tá com saudade do Carnaval, vai aí um pouquinho do que foi o CarnaLorena 2023, na Praça Arnolfo. E você, fez o que de bom no Carnaval? […]
O Fundo Social de Solidariedade de Lorena, em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), está arrecadando donativos para os desabrigados do Litoral Norte, que foi fortemente afetado […]
Os trabalhos continuam de forma ininterrupta nas áreas do litoral norte impactadas pelas maiores chuvas já registradas na história do país. Ainda há pessoas e animais sendo resgatados. Em Lorena […]
As equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro seguem durante a noite e madrugada com as atividades de […]
A Secretaria de Trânsito e Transportes realizou uma reunião na manhã desta quinta-feira, 16 de fevereiro, com representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A reunião foi solicitada pela […]
A Secretaria de Obras e Planejamento Urbano iniciou nesta segunda, 13 de fevereiro, às 7h, a obra de pavimentação da av. Antônio Haddad, no bairro Santo Antônio. Segundo a Prefeitura, […]
A Secretaria de Obras e Planejamento Urbano finalizou o recapeamento e sinalização das avenidas Antônio Haddad e Coronel Marciano, no bairro Santo Antônio. Segundo a Prefeitura, a obra faz parte […]